sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reinstalado relógio do cruzamento da calógeras e Afonso Pena

Um dos principais símbolos turísticos de Campo Grande, o Relógio Central localizado no cruzamento das avenidas Calógeras e Afonso Pena, foi reinstalado na tarde de ontem, como parte das ações do plano de revitalização do Centro. O reparo foi autorizado pelo prefeito Nelson Trad Filho e custou cerca de R$ 30 mil reais.

Por ter uma estrutura eletrônica complexa, o conserto do maquinário aconteceu em São Paulo.

A estrutura recebeu intervenções gerais, mas respeitou a identidade e a arquitetura original. No fim da manhã de hoje, o prefeito Nelson Trad Filho esteve no local e conferiu a instalação das peças.

"A reforma deste relógio é da maior importância, pois revive nossas memórias. No passado, a torre era um local de manifestações cívicas e políticas, bem como foi palco de grandes discursos. Com a manutenção, nós respeitamos o nosso passado e garantimos a presença deste símbolo histórico no nosso presente e, certamente, no futuro", afirma Nelsinho.

Ponto de encontro - O relógio foi construído em 1933 na 14 de Julho, a 100 metros do atual local. Depois da demolição da torre, na década de 70, uma réplica foi erguida já no local atual em 1999, com o maquinário original.

Nos arquivos históricos de Campo Grande, o relógio aparece como ponto de referência na Capital, onde aconteciam encontros, reuniões e comícios políticos. O aparelho possuía quatro faces e estava localizado a cinco metros de altur

Nenhum comentário: