segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Comunidades ribeirinhas do Pantanal terão Telecentros

Os moradores de Porto Esperança e da Barra do São Lourenço, no Pantanal de Corumbá, terão acesso amplo, irrestrito e gratuito à internet a partir deste ano.

A Prefeitura, em parceria com o Ministério da Pesca, Ministério das Comunicações e a Organização Não Governamental (ONG) Ecoa - Ecologia e Ação, implantarão telecentros em cada uma destas comunidades.

Estas unidades vão contar com 10 computadores, impressora, projetor multimídia, telão, câmara fotográfica e instrutores para orientar os usuários.

"Estes monitores serão selecionados dentro da própria região e capacitados para poderem facilitar o acesso da comunidade à rede. Eles vão trabalhar durante meio período e ganhar uma bolsa auxílio no valor de R$ 256", explicou Adilson Nascimento dos Santos, coordenador de projetos do Ministério da Pesca em Mato Grosso do Sul, que em dezembro esteve reunido com o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, para definir os detalhes do projeto.

Em Porto Morrinho, o telecentro será montado na Casa de Rondon, e na Serra do Amolar na Escola Municipal Rural da Barra de São Lourenço. Eles vão beneficiar alunos e professores destas localidades, mas principalmente, as comunidades tradicionais do Pantanal corumbaense. "Estes pontos vão viabilizar a realização de cursos para os pescadores, seus familiares, além de possibilitar consulta aos serviços e programas oferecidos pelo Governo Federal", continuou Adilson.

Para Hélio de Lima, o projeto vai possibilitar a formação de novas lideranças e ampliar as ferramentas de formação sócio-educacional nestas localidades. "As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) vão atuar ativamente para reforçar todo este processo. Tudo isso vai permitir que esses moradores se organizem e se transformem em gestores para o desenvolvimento das comunidades", afirmou o secretário, que destacou ainda a atuação de outros parceiros no ensino rural do Município.

"A Embrapa Pantanal e o MEC (Ministério da Educação) são sempre muito presentes e atuantes nos assuntos relativos à educação no Pantanal corumbaense", completou. Na Região das Águas, as extensões escolares de Porto Esperança, Porto da Manga, Paraguai Mirim, Jatobazinho, Santa Maria e Nazaré já contam com internet. As unidades dos assentamentos Urucum, Paiolzinho, Monte Azul, Eutrópia e do distrito de Albuquerque também possuem laboratórios de informática montados pela Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: