quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Projeto Onibus de Organicos é lançado em Campo Grande

A procura por alimentos saudáveis tem se tornado cada vez mais frequente na Capital. Como prova disso o sucesso da produção de alimentos orgânicos e o apoio ao agricultor familiar, que produz este tipo de alimento, ganhou reforço na manhã desta quarta-feira (4) com o lançamento do projeto Ônibus de Orgânicos.


O projeto realizado pela Prefeitura de Campo Grande recebeu apoio do governador André Puccineli que acompanhou o lançamento e a entrega do ônibus aos agricultores familiares. Uma equipe utilizando ônibus adaptado vai levar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme), além de alimentos orgânicos, palestras educativas com informações sobre a produção de alimentos orgânicos e dos benefícios do seu consumo.


Segundo a diretora do departamento de agronegócios da prefeitura da Capital, Karla Bethânia Nadai, o projeto vai levar, todas as quintas-feiras, o Ônibus de Orgânicos às escolas. “Primeiramente vamos levar palestras com informações para os alunos saibam o que temos por trás dos orgânicos. Após esta etapa os pais serão convidados para consumir os produtos, no dia seguinte, em uma nova visita que o ônibus fará a escola. Nosso objetivo é fazer com que toda a população possa ter acesso a alimentos de qualidade”, explicou a diretora.


O hábito de procurar produtos mais naturais, isentos dos aditivos químicos, como agrotóxicos tem se tornado mais comum em Campo Grande, de acordo com a agricultora Aparecida Domingos dos Santos. Aos 54 anos, ela e o esposo, Argemiro Oliveira dos Santos estão há três anos cultivando produtos orgânicos e perceberam o desenvolvimento da cultura de consumo de alimentos naturais.


“Temos mais trabalho para cuidar da plantação, não utilizamos nenhum tipo de veneno e nem adubo, cuidamos para não dar insetos e temos todo apoio para produção com cursos e cartilhas educativas”, comenta Aparecida.


Já Argemiro destaca que a comercialização dos produtos tem conquistado cada vez mais clientes. “Melhorou e muito a comercialização, ganhamos mais com os produtos, que tem preços melhores. As pessoas que compram aqui valorizam mais os orgânicos pois eles ajudam na saúde e melhoram a qualidade de vida de quem consome”, completou o agricultor.


O governador André Puccinelli apoiou a iniciativa e disse que o Estado é um parceiro em potencial. Segundo ele o projeto poderá também ser desenvolvido nas escolas da rede estadual. “Práticas como estas demonstram resultados e fazem a população crescer com informação e conhecimento que não tínhamos há três décadas, de maneira moderna e inovadora”, finalizou o governador.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc).

Projeto Ônibus de Orgânicos

O projeto vai levar o ônibus para realizar visitas às escolas de tempo integral, já no mês de fevereiro e, em seguida, percorrerá as demais escolas municipais.

O ônibus tem capacidade para armazenar 300 kg de legumes e verduras produzidos pelos agricultores do projeto da Agricultura Familiar. Os alunos irão receber a visita dos técnicos que passarão pelas escolas realizando palestras educativas e avisando a comunidade que, no segundo dia de visita, levarão os produtos para comercialização com valor simbólico de R$ 2,00.

Nenhum comentário: