quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sul-Mato-Grossense Marcio de Camilo grava DVD em Portugal

Márcio de Camillo acaba de regressar de Portugal, mais especificamente, da Ilha da Madeira, onde esteve pela terceira vez como representante da música brasileira, à convite do grupo Xarabanda - Associação Cultural e Musical , que comemorou seus 30 anos de atividades de resgate e manutenção das tradições de sua comunidade, num concerto intitulado “ Cantando a Terra e gente das ilhas – Música Tradicional Madeirense”.

O show aconteceu nos dias 11 e 12 de Novembro, no Casino – Centro de Congressos da Madeira, curiosamente, o único projeto de Oscar Niemeyer em Portugal. O espetáculo contou com diversos convidados, como Marcio de Camillo (na viola caipira), José Barros (na viola braguesa), Mário André (na viola de arame), Norberto Cruz (bandoloncelo e bandolim), Grupo Seis Po Meia Dúzia e a Orquestra de Ponteado, sendo Marcio, o único brasileiro.



Esse intercâmbio musical entre Márcio De Camillo e os músicos madeirenses teve início em 2008 quando De Camillo passou um ano viajando entre Portugal e Espanha, na ocasião do lançamento de seu 4º CD “ Me Deixar Levar”. Na Ilha da Madeira, houve uma empatia musical, entre a viola caipira de Márcio com os cordofones ( rajão, braguinha e viola de arame) da Madeira. Surgia ali, uma amizade musical.

Em 2009, veio o convite para Márcio participar do Festival Raízes do Atlântico, considerado o mais antigo festival de world music de Portugal, palco de encontro da música tradicional madeirense e a música do mundo. Nessa ocasião, surgiu a idéia do Projeto “Cd Madeira-Brasil”, que pretende concretizar o elo musical entre os países irmãos, num Cd gravado com artistas representativos de Portugal e Brasil.

O show comemorativo dos 30 anos do Xarabanda foi gravado ao vivo, e será lançado em Cd e DVD em 2012.

Nenhum comentário: