quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livro traz testamento da Saga de familias de Pioneiros

A Fundação de Cultura do governo do Estado lança nesta sexta-feira (25), às 19 horas, no Marco (Museu de Arte Contemporânea), o livro “Mato Grosso do Sul, o Testemunho da Saga de Famílias Pioneiras”, de autoria de Lygia Carriço de Oliveira Lima e organizado por sua filha, Eliane Carriço de Oliveira Lima.


Mato Grosso do Sul, o Testemunho da Saga de Famílias Pioneiras é uma genealogia de Francelina Garcia Leal e do desbravamento e povoamento da região centro-leste de Mato Grosso do Sul nos séculos XIX e XX.


A história começa em 1875, com a vinda de Francelina de Santana de Parnaíba para a região de Campo Grande (recém fundada em 1872 por José Antônio Pereira), mais precisamente nas terras banhadas pelo Ribeirão Botas, a Fazenda Estrela, que seu falecido marido escolhera para se fixar com a família. Francelina é a primeira poetisa que se tem notícia em Mato Grosso do Sul.


A autora do livro, Lygia Carriço de Oliveira Lima, faleceu em 2008, deixando a obra praticamente pronta. Formada em História e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, veio para Campo Grande em 1950, acompanhando o marido.

Ávida por conhecer a história do Estado, inicia suas pesquisas nos arquivos do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, Portugal e em Campo Grande. Foi professora de História na FUCMAT, hoje Universidade Católica Dom Bosco, diretora do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Também escreveu diversos artigos publicados nos jornais de Campo Grande e recebeu o título de cidadã Sul-Mato-Grossense em 2005.


Serviço: O livro “Mato Grosso do Sul, O Testemunho da Saga das Famílias Pioneiras” será lançado nesta sexta (25), às 19 horas, no Marco – Museu de Arte Contemporânea, que fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone 3326-7449.

Nenhum comentário: