sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FCMS inaugura a exposição Role fotografico-Campo Grande

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima terça-feira (29 de novembro), a exposição coletiva “Rolê Fotográfico – Campo Grande”, às 19h, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Fotografia livre. Fotografia na prática. A paixão por fotografar. Fotografia das coisas, da vida acontecendo, da cidade crescendo. Duas ideias se juntaram. Vontades de difundir a fotografia por Campo Grande também. Essa coletiva expõe as obras dos fotógrafos: Alline Areco Romero, Deivison Pedrê, Fernando Antunes, Karen Krawiec, Marcos Erminio Dias Caceres, Vanessa Tamires e Wellington Lelo Marchi, cada um deles apresentando uma produção que revela um olhar particular sobre a Cidade Morena.

Um corumbaense que veio parar na capital depois de ter morado em Belo Horizonte, viajado pela Bolívia, se aperfeiçoou na fotografia, principalmente em fotos de shows, agora queria soltar o olhar em caminhadas fotográficas. Uma campo-grandense que voltou a cidade, depois de morar em São Paulo, de passar um tempo na Irlanda e alguns dias em Barcelona, concluiu que só se conhece a cultura de um lugar, caminhando por ele. E porque não então, aperfeiçoar suas técnicas e soltar a criatividade e o olhar livre por Campo Grande?

“Quando morei em São Paulo, frequentei por mais de um ano, os rolês fotográficos promovidos pelo grupo Click SP, do Flickr.com. Aprendi muito das técnicas que hoje uso em meus trabalhos, fiz amigos e conheci São Paulo por outro ponto de vista. Conheci a fotografia como profissão. E caí de amores para nunca mais querer fazer outra coisa da vida. Voltando a Campo Grande, sempre tive vontade de trazer para cá esses passeios, porém, não conhecia muitos fotógrafos animados em participar”, explica Alline Areco Romero, organizadora da exposição.

“Até que, navegando na rede, me deparei com o “Piernas”, trabalho do Fernando Antunes, o corumbaense, campo-grandense que quase virou mineiro. Gostei muito do que vi, o parabenizei e trocamos contato. A partir disso, marcamos de algum dia sairmos para fotografar a cidade morena. Ele então convidou a mim e alguns outros amigos dele, também amantes da luz, a irmos, num belo e ensolarado domingo, fotografar a recém-inaugurada orla morena e tudo que ali aconteceria”, comenta Alline.

“Assim, surgiu o nosso primeiro passeio fotográfico. Um grupo nascido no Facebook, que foi amadurecendo e se transformou no “Rolê Fotográfico – Campo Grande”, hoje com 118 membros, alguns mais participativos, outros nem tanto. Temos uma rica troca de informações, de contatos, de criatividade, e por que não dizer, de amizade também. O usamos para sanar dúvidas, receber críticas construtivas do nosso trabalho, marcar nossos encontros, divulgar cursos, oficinas e eventos culturais da cidade”, comemora Alline.

A coletiva vai até 30 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: