quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Assunção e Quinteto Heandel são atraçoões do Som da Concha

O governo do estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), leva ao palco do projeto “Som da Concha” no próximo domingo (20), o som instrumental de Marcos Assunção e a música erudita do Quinteto Haendel.

As apresentações acontecem a partir das 18h30 na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, com entrada franca. A iniciativa tem a parceria com a Fundação Manoel de Barros, TV Pantanal, FM 103,7 Uniderp FM e TV Brasil Pantanal.

Consolidando uma carreira em franca ascensão, Marcos Assunção vem se destacando no cenário musical pela criatividade evidenciada em seus trabalhos como, compositor e intérprete. Exemplo disso foi a sua classificação no Projeto Pixinguinha em 2008 - Prêmios Produção (FUNARTE) - por meio do qual o músico teve a oportunidade de gravar o seu primeiro CD instrumental “Tô Chegando”, enovelado ao desafio de bem promover a propagação de sua arte pelo Brasil e pelo mundo.

Neste ano foi também classificado no Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), e estará lançando seu 2º CD intitulado “Eu, a viola, e Eles”, com um repertório autoral voltado a viola caipira, com participação de importantes nomes da música como o baixista Marcelo Mariano.

Assunção atuou como coordenador pedagógico do Projeto Música MS em 2008. O projeto acontecia em 25 cidades do Estado e cerca de 800 alunos da rede pública de ensino recebiam gratuitamente aula de violão erudito e popular. Em 2010 foi integrante da Orquestra Sinfônica de Campo Grande MS e realizou vários concertos onde foi incluída no repertório, a música Parquinho, de sua autoria. Apresentou-se ainda em importantes eventos culturais e dentre eles estão o Festival de Inverno de Bonito, Seminário de violão em Tributo a Raphael Rabello, Festival América do Sul, Projetos Som da Concha, SESC Encena, VI Aldeia SESC Terenas, Cena Som, Conservatório Estadual de Ituiutaba - MG, Circuito de apresentações do Projeto Pixinguinha, Universidade de Antofagasta, no Chile.

Atualmente além de concertista, é coordenador pedagógico do projeto “Música para Todos” realizado na Igreja Batista Filadélfia, acadêmico do 4º ano do curso de música da UFMS e possui uma escola de música – IMMA (Instituto de música Marcos Assunção) em Campo Grande.

Na ocasião o Quinteto Haendel, além de executar músicas de Haendel, apresentará também a música popular brasileira e estrangeira além da música regional. “Faremos uma viagem pela história da música por meio de lindíssimas composições com arranjos feitos especialmente para esta formação”, explicou o músico André de Lima Oliveira.

O quinteto atualmente é integrado por André de Lima Oliveira na trompa, Claudinei dos Santos na tuba, Daniel da Silva e Marcos Xavier de Oliveira no trompete e Moisés Nogueira Xavier no trombone.

Som da Concha

O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados. A Concha Acústica Helena Meirelles fica na Rua Antonio Maria Coelho, nº 6000. Outras informações pelo telefone (67) 3314-2031.

Nenhum comentário: