terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição do Salão de Arte de MS – 2011 começa hoje

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), inaugura nesta terça-feira (22), às 19h30, a exposição do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul – 2011. O evento acontece no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) e reúne trabalhos de pintura, instalação, escultura, objeto, fotografia, linguagens periféricas (grafiti) e gravura. A iniciativa permanece até 20 de fevereiro de 2012.

O objetivo do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul é promover um maior diálogo da população com a produção atual. Ele pretende também estimular uma reflexão sobre o que é produzido no Brasil, possibilitando a compreensão das múltiplas linguagens e expressões, contribuindo, assim, com a promoção, difusão e expansão da linguagem artística e cultural.

Neste ano participam da mostra artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, a FCMS recebeu 186 inscrições de artistas de 12 Estados brasileiros. Sete artistas foram premiados com R$ 6.000,00 reais cada. As demais obras receberam R$ 1.000 pela participação.

A Comissão de Premiação foi integrada pelos curadores Deneir de Souza Martins (RJ), Edson Alves Feitosa (SP) e Paulo Henrique Silva (GO). Foram seguidos para avaliação critérios estéticos e artísticos como qualidade técnica contida na proposta, identidade própria e coesão de ideias, imaginação criativa e conjunto da obra. Na mostra estarão em exposição trabalhos dos artistas: Amanda de Souza Meireles (SP), André Camello Costa (RJ), Fabíola Francisca Soares Scaranto (SC), Geraldo José Zamproni (PR), Gervane Ferreira de Paula (MT), Geovaldo José de Jesus (SP), Henrique de França Souza (SP), Huldo Trefzger Cândido Junior (MS), João Fábio da Silva (PR), José João Andery Neto (SP), Marcela Rebelo Tiboni (SP), Pedro Marcos de Mattos Spagnol (SP), Sheila Oliveira (SP), Suzanne dos Santos Salviní (SP), Tânia Mara Pestana Calazans (ES), Thiago de Barros Fontoura (MS), Túlio dos Santos Pinto (SP) e Venise Paschoal de Melo (MS).



Quarta Temporada de exposições 2011 do Marco

Na mesma ocasião inicia a 4ª Temporada de exposições 2011 do Marco, com a mostra: Uma Viagem à Grécia, da artista plástica Carla de Cápua.

Na mostra, Uma Viagem à Grécia, a artista propõe uma viagem, como o próprio título da exposição diz, através de imagens de paisagens, ruínas, mosteiros, objetos, esculturas, naturezas mortas, elaboradas de maneira realista a partir de fotografias feitas pela própria artista. As 20 obras, entre pinturas e desenhos com giz pastel seco, mostram diversos aspectos culturais gregos, da mitologia à arquitetura. Enfim, um grande convite ao visitante para conhecer um pouco mais da rica cultura grega e do seu legado para a humanidade.

Carla Maria Buffo de Cápua é licenciada em Artes Plásticas Pela FAAP/SP, doutora em antropologia pela Université Paul Valléry, Montpellier III, França. Expõe seus trabalhos pelo país desde 1975 obtendo premiações, totalizando mais de cinquenta coletivas e treze individuais. É autora da pesquisa indígena e dos desenhos de cena do filme Brava Gente Brasileira, dirigido por Lúcia Murat. É professora de História da Arte e desenho desde 1983.

A quarta temporada estará aberta à visitação de terça a sexta das 12 às 18 horas. Sábado, domingo e feriado das 14 às 18 horas. Mais informações no Museu de Arte Contemporânea que fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas, ou no telefone (67) 3326-7449.

Nenhum comentário: