quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cineclube aborda psicologia social em O caminho das nuvens

O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), exibe no próximo sábado (3 de dezembro) a última edição do ano do projeto Cineclube, com o filme "O Caminho das Nuvens", focando a Psicologia Social, às 14 horas, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é gratuita.

O Caminho das Nuvens (Brasil/2003/Drama/87min/12anos) é um road movie de bicicleta baseado na história real de Cícero Ferreira Dias, que saiu do sertão da Paraíba e, depois de cinco meses e dois dias, chegou ao Rio de Janeiro.

O caminhoneiro Romão está desempregado e decide que, junto com a mulher Rose e seus cinco filhos, vai para o Rio de Janeiro para tentar a sorte grande. Para ele, é preciso um salário de, no mínimo R$ 1.000 para sustentar a prole. Em busca disso, a família pedala desde Santa Rita, na Paraíba, até Bangu, no Rio de Janeiro, uma jornada de 3.200 quilômetros.

Antônio, o filho mais velho do clã, busca seu lugar no mundo enquanto descobre os segredos e dificuldades de amadurecer em plena estrada. O elenco traz nomes consagrados da teledramaturgia, como Cláudia Abreu e Wagner Moura.

O projeto “Cineclube” foi lançado em abril de 2008, e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte.

Após a apresentação do filme, o público presente participa de um debate, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-MS ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3382-4801.

Nenhum comentário: