quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ariadne Cantú lança livro em Prosa poética em SP

Com mais 400 mil livros vendidos, Ariadne Cantú foi um dos destaques na última edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro que aconteceu em setembro. Depois de conhecer a dura realidade das crianças vítimas de violências nas varas da infância do Mato Grosso do Sul, a Procuradora de Justiça Ariadne Cantú decidiu colocar em contos, poemas e histórias infantis o lado lúdico que existe em cada criança em situação de perigo.

“Por mais difícil que seja a situação, a criança tem um jeito diferente de enfrentar a realidade, sempre com esperança e fantasia renovadas a todo instante”, conta Ariadne.
Para ela, essa é a formula que faz com que as crianças superem suas dificuldades, por piores que sejam, e faça com que elas gozem da sua infância. “Em qualquer lugar, elas compartilham o sonho comum de apenas poder brincar, aprender, ter amigos e uma família”, define Ariadne, que está no seu sétimo livro.

A escritora, gaúcha de nascimento, que ainda atua no Ministério Público do Mato Grosso do Sul, vivenciou centenas dessas histórias durante o período em que trabalhou no atendimento a crianças vítimas de violações. Ela transformou sua experiência em linhas leves, porém recheadas de verdades presentes na infância roubada de tantas crianças.

O seu livro de estréia, voltado para o público adulto, “Retalhos de Verdades” (Ed. Alvorada), foi apresentado com destaque na 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu em setembro deste ano. A obra, única do gênero, é recheada de realismo, e contempla uma visão humanista e peculiar sobre um tema que condensa tantos desafios, como é a proteção da infância violada em seus direitos fundamentais. A obra será apresentada na próxima segunda-feira (7/11), a partir das 19hs, na Livraria Cultura (shopping Villa Lobos).

Já o livro infantil “O Planeta dos Carecas” (Ed. Life Editora) aborda o delicado tema do câncer infantil de uma forma lúdica, em que o leitor é levado a conhecer um planeta imaginário, onde todos são carecas e somente quem é doente tem cabelo. Os direitos autorais foram doados à Associação dos Amigos das Crianças com Câncer do Mato Grosso do Sul e será reeditado pela editora Alvorada com nova proposta editorial.

Outro livro de sucesso e de grande sensibilidade é o “Enquanto mamãe não vem” (Ed. Alvorada), também para o público infantil, que trata do cotidiano de crianças que vivem em abrigos, seja por conta do abandono dos pais, ou mesmo as que sofrem maus tratos. O enredo traz o tema da adoção como seu eixo central, e aborda um sonho vivido por toda criança institucionalizada, que é o de ter uma família, sendo este, um direito fundamental. No enredo, as protagonistas Juliana e Lara se tornam amigas, sendo que a primeira mora com a avó, e a outra em um abrigo.

O livro faz parte ainda de um projeto intitulado “A COR DE UM SONHO”, realizado em parceria com a artista plástica Ana Ruas, em que será construído um livro-arte por todas as crianças abrigadas de Mato Grosso do Sul. O projeto resultará em uma exposição itinerante, visando despertar o olhar da sociedade sobre esta delicada questão.

Violência no trânsito

Acolhida por uma ampla campanha estadual para Paz no Trânsito, as obras “KIKO - o menino que não dormia” e “CARLOS - o garoto que sonhava” tiveram uma tiragem de 400 mil exemplares e foram distribuídos em escolas de Mato Grosso do Sul.

Ambos da editora Alvorada, os livros contam duas fases da vida da mesma criança, Carlos (ou Kiko). O primeiro narra a história do presente que o menino ganhou de seu avô: um relógio mágico que podia parar o tempo por sete minutos e que ele passou a usá-lo para evitar acidentes que aconteciam em virtude da imprudência dos condutores. Já a segunda obra convida a criança a uma reflexão através do poder de transformação que ocorre através do sonho, narrando a história de um menino que tinha sonhos com situações concretas envolvendo acidentes e a partir daí iniciou uma “revolução silenciosa” de transformação na cultura de violência no trânsito, evitando imprudências e tragédias no trânsito. As obras vêem sendo utilizada com sucesso em projetos educacionais de escolas do ensino fundamental.

A autora, dedicada ao público infantil, tem vários projetos literários em andamento, que contemplarão também um livro de poemas escrito por crianças indígenas, em oficinas coordenadas por ela, nas aldeias de Mato Grosso do Sul.

Também são de sua autoria o livro de crônicas “30 dias” e o livro de poemas “Garatujas”, ambos da editora Alvorada, dedicados ao público adulto, onde a autora oferece ao leitor textos repletos de sutilezas sobre sentimentos e vivências.

Serviço:
Onde: Livraria Cultura (shopping Villa Lobos).
Quando: dia 7/11 (segunda-feira), às 19hs.
Saiba mais: www.ariadnecantu.com

Nenhum comentário: