terça-feira, 22 de novembro de 2011

Festival Internacional de Teatro de Objetos volta a Campo Grande

O público de Campo Grande (MS) ganhará uma segunda edição do Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO), mas com gostinho de primeira vez. É que o evento, que acontece entre os dias 02 e 04 de dezembro, e acabou de passar pelo Recife (PE) – depois de percorrer seis cidades brasileiras -, traz para capital do Mato Grosso do Sul uma programação que inclui espetáculos e performances que acabaram de sair do forno; e ainda companhias que estreiam na programação do Festival.



O evento, idealizado por Lina Rosa, acontece numa superestrutura montada no Centro de Convenções Albano Franco. O FITO é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-PE /FIEMS). O acesso é gratuito.



OFICINAS - Além das apresentações, o público poderá participar de duas oficinas, oferecidas gratuitamente. A oficina “Teatro de Objetos e Identidade”, com a atriz e dramaturga do Grupo Sobrevento, Sandra Vargas. Durante a oficina, serão trabalhados os princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. A oficina tem capacidade para 20 alunos, e acontece entre 28 de novembro a 02 de dezembro, das 9h às 13h. Como público-alvo: estudantes, professores e profissionais das áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Fotografia. Importante: Cada aluno deverá trazer um objeto que seja especial, uma ferramenta um objeto de medicina, um objeto de cozinha, um objeto de costura, um objeto estranho, uma foto especial e uma música especial.



Com o tema Introdução ao Teatro de Objetos, a segunda oficina será ministrada pelo diretor Jaime Santos, da Cia. La Chana Teatro (ESP). Nas aulas, caminhos para a criação de uma dramaturgia para o Teatro de Objetos. A explanação do panorama histórico da linguagem para chegar a uma compreensão do conceito. Por meio de improvisações, os participantes conhecerão os princípios técnicos da manipulação; e da relação do ator com o objeto e de sua construção dramática, distintos do Teatro de Animação. Capacidade: 20 alunos. Entre 28 de novembro a 02 de dezembro, das 14h às 18h. Como público-alvo: estudantes, professores e profissionais das áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Fotografia. Ambas, no Centro de Convenções Albano Franco - Av. Mato Grosso, 5017 - Telefone: 3326.7400. Inscrições: entre os dias 21 a 30 de novembro, das 10h às 12h e das 15h às 17h, no próprio local.



TEATRO DE OBJETOS - Pouco explorado no Brasil, o Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Nos três dias, 13 grupos oriundos do Brasil, Argentina, Holanda, Espanha, Bélgica, Itália e França realizarão mais de 60 apresentações, que têm classificação livre, 12 anos e adulto. O festival funcionará das 16h30 às 22h na sexta, e a partir das 16h30 no sábado e domingo. Entre os destaques da edição em Campo Grande, apresentação especial do músico Naná Vasconcelos – que acabou de ganhar o Grammy Latino 2011 na categoria regional -, que apresenta “Pinipan”, especialmente elaborado para o Festival Internacional de Teatro de Objetos, no qual utiliza pinicos e panelas para fazer música; e o músico pernambucano Otto que mostra, no sábado (03/12), apresentação do elogiadíssimo “Certa manhã acordei de sonhos intranquilos”, incrementado com vários objetos diferentes na percussão.


FITO na internet: Acompanhe o Festival pelo Facebook (/fitofestival) e pelo Twitter (@fitofestival) – onde as ações serão postadas em tempo real. Já a programação completa pode ser conferida no site: www.fitofestival.com.br.

Nenhum comentário: