segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quarta erudita com Carmem Di Novic

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza na próxima quarta-feira (30) a segunda edição do projeto Quarta Erudita-2011 com o recital “Carmem di Novic interpreta Urany Larangeira”. A apresentação acontece às 20 horas, no mezanino do Memorial da Cultura e Cidadania, com entrada franca.

Segundo a artista, este concerto vem trazer a público o resgate do compositor de violão Urany Laranjeira. O repertório musical inclui valsas, choros, prelúdios e minuetos que mostram o refinado sentimento e brasilidade do saudoso compositor do Rio de Janeiro, assim como a extrema beleza melódica de sua obra violonística. Na ocasião haverá também a apresentação de músicas dos compositores, Canhoto e Paulo Gallo.

Carmen di Novic é violonista, compositora e intérprete. Formou-se em Bacharelado em Violão e é Pós-Graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Nasceu no Paraná, onde iniciou seus estudos de violão ainda criança.Fundou em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a Academia de Música, que leva seu nome, na qual foi diretora e professora. Em sua trajetória musical, gravou os CD’s “Caminhos de Amor” (1995- SP), com músicas populares de sua autoria, e “Recital de Violão” (2004, MT), no qual interpretou Villa Lobos, Bach, F.Sor, Dilermando Reis, entre outros. Participou ainda do “Ano do Brasil na França” (2005), com sua música “Meu Sertão”, integrando a compilação do CD duplo “The Essential Mato Grosso”.

A artista lançou recentemente no Rio de Janeiro o CD “Carmem di Novic interpreta Urany Larangeira”, obra musical para violão solo, músico e compositor brasileiro que foi seu professor por longa data. Tem realizado apresentações em diversas cidades brasileiras e nos Estados Unidos, tendo feito performances em La Crosse, Wisconsin Rapids, Madison, entre outras cidades de Wisconsin (USA).

No Brasil, além de Urany Laranjeira, seu grande incentivador à arte do violão, teve também como professores Paulo Pedrassoli e Valmyr de Oliveira.

Quarta Erudita

O Projeto Quarta Erudita começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais. Mais informações no Núcleo de Música da FCMS no telefone (67) 3316-9316.

Serviço: A apresentação do projeto acontece na próxima quarta (30), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, centro. A entrada é franca.

Nenhum comentário: