quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Centro Cultural oferece curso de mosaico aos sabádos

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), está com inscrições abertas, através do Programa Educativo, para o curso de “Mosaico” aos sábados das 8 às 12 horas, direcionado a pessoas a partir de dez anos. As aulas começarão em 26 de novembro e terminarão em 17 de dezembro e serão ministradas pela artesã Renata Bastos. A primeira aula é gratuita.

O Mosaico é uma arte milenar e como todas as modalidades artísticas apresenta em sua essência a conservação cultural, e também pode ser uma alternativa terapêutica, bem como um meio rentável.

A origem do mosaico é contraditória, sendo mais aceita a hipótese de ter aparecido na Idade Antiga. Os povos Sumérios (na antiga Mesopotâmia), em 3.000 A.C., faziam estacas coloridas de argila prensadas e fixadas nas paredes. Depois foi bastante utilizado nas artes egípcias como decoração dos sarcófagos. Eles usavam como fragmentos as pedras preciosas.

Entretanto, a difusão do mosaico se deu no Império Romano, momento de intensas invasões e conquistas territoriais. Nessa época o período da Arte Bizantina se destaca com as belas igrejas decoradas de grandes e coloridos vitrais nas abóbodas.

O curso resgatará as diferentes possibilidades e técnicas do Mosaico, desde seu caráter de reutilização de materiais, como alternativa de destino para fragmentos de construção, como pedras, lajotas e cerâmicas. Até o fazer com matéria-prima especializada, industrializada, como as pastilhas de vidro.

Os participantes desenvolverão o domínio da técnica a partir da utilização de diferentes materiais. As dificuldades de cada superfície serão testadas em grupos, os quais construirão o mosaico em uma coluna, canteiro ou parede do Centro Cultural Octávio Guizzo, deixando assim um beneficiamento para o espaço.

“As aulas vão conforme o rendimento individual, entretanto, o principal objetivo é que o participante conheça os principais materiais e as diferentes possibilidades para desenvolver a essência da técnica do mosaico a partir da criatividade individual e coletiva, pois vamos trabalhar com a confecção de um mosaico no jardim do Centro Cultural”, explica Renata.

Renata Bastos trabalha como artesã desde os 12 anos. E desde os 14 como professora de mosaico em projetos da UFMS e também é formada em Comunicação Social.

As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira das 8 às 18 horas na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453. As vagas são limitadas, e o curso tem o valor de R$ 100,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: