quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MIS lança videoinstalação Historia de Lidia Bais

Na próxima segunda-feira (19) será lançado o videoinstalação/filme “História de T Lídia Baís”, a partir das 14 horas no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição veiculada à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

“História de T Lídia Baís” é dirigido e produzido por Helton Perez e Rodolfo Ikeda, foi totalemente baseado na vida e na obra de Lídia Baís. “Lídia deixou para nós o filme pronto.

O texto, por exemplo, foi extraído de trechos do livro homônimo de autoria de Lídia, que o assinou com o pseudônimo de Maria Thereza Trindade.

A trilha inicial e final é executada pela própria Lídia em piano e violão, que deixou discos gravados de 78 rotações, hoje pertencentes ao Acervo do MIS.

Um dos diretores, Rodolfo Ikeda, conta que os objetos expostos, as fotos, os instrumentos musicais, o quarto que serviu como locação, tudo, foi feito por Lídia Baís ou lhe pertenceu. “A importância desta consciência que Lídia tinha, de deixar seu legado, da importância da sua obra e da importância de um Museu.

Tanto que tentou construir o Museu Baís em Campo Grande quando aqui não tinha nem luz elétrica. Hoje, e apesar de não ter aberto o Museu Baís como imaginava, todo seu legado está honradamente salvaguardada pelo MIS, pelo Marco e pelo Museu Lídia Baís”, afirma ele. Ikeda também ressalta que a narração do filme foi feita por Adelaide Barbosa Martins, sobrinha neta de Lídia.

O videoinstalação fará parte da programação da “5ª Semana da Primavera dos Museus”, que traz nessa edição nacional o tema “Mulheres, Museus e Memórias”. Paralelo ao lançamento da obra “História de T Lídia Baís, haverá solenidade de abertura da mostra “Mulheres e Memórias de Mato Grosso do Sul”, que também está inserida na Semana de Primavera de Museus.

Mulheres e Memórias de Mato Grosso do Sul

“Mulheres e Memórias de Mato Grosso do Sul” promoverá dentro da quinta edição da Primavera dos Museus o espaço para reflexão quanto à situação da classe feminina na contemporaneidade.

Compõem a mostra oito obras cinematográficas produzidas por mulheres cineastas sul-mato-grossenses que trabalham e colocam os olhares delas sobre os mais diversos temas que vão desde temas como folclore, amor, cultura, dança, cinema até religiosidade, história e vida do povo sul-mato-grossense e vida extraterrestre.

Primavera dos Museus

Primavera dos Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada por diversos museus brasileiros, o evento acontece anualmente no início da primavera, com a finalidade de sensibilizar as instituições, museus, e também a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Nas últimas edições, Primavera dos Museus ofereceu mais de três mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o Brasil. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são algumas das atividades promovidas.

Nenhum comentário: