segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Capital recebe mostra cinema e Direitos Humanos

Pela primeira vez em Campo Grande, a "6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul" vai exibir diversos filmes de vários países como Argentina, Chile e Uruguai. Para tratar da vinda da Mostra à Capital, nesta segunda-feira (12), às 10 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) aconteceu reunião preparatória com o coordenador geral da Mostra, Wellington Pantaleão.

A Mostra é um projeto da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH/PR e contempla 27 capitais brasileiras, na qual serão apresentadas obras contemporâneas de todos os países sul-americanos que representam e traduzem questões atuais de Direitos Humanos.



Segundo o coordenador, os trabalhos para elaboração da Mostra, começam em fevereiro com questões burocráticas e em maio começa o processo de recolhimento dos filmes, que este ano tiveram 235 obras de vários países inscritos. “São filmes que contemplam o tema e este ano o evento vai disponibilizar sessões para crianças e adolescentes. A Mostra tem sido um sucesso de público, no ano passado foram cerca de 30 mil pessoas que prestigiaram o evento”, comemora.

A superintendente de Direitos Humanos, Yrama Barbosa, disse que a vinda da Mostra representa um avanço para a área de Direitos Humanos no Estado, e acredita que através de divulgação de todos os segmentos é possível mobilizar grande parte da sociedade. “É de extrema importância divulgar essa Mostra, pois o tema abrange todas as áreas e todas as políticas, mesmo sendo um desafio, acreditamos que é um início de uma grande parceria”, afirma.

O convite para reunião foi feito às Universidades, Conselhos, Secretarias de Estado e Comissões de Direitos Humanos. A superintende da Política de Direitos Humanos da Setas, Yrama Barbosa de Barros, convida a todos para que participem, pois considera o tema de suma importância.

A curadoria é de Francisco Cesar Filho e a programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos, que desde 2008 são também escolhidos por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.

Em suas recentes edições, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul promoveu homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias e aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator). Nas três últimas edições as retrospectivas históricas tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”.

A Mostra acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) nos dias 17 a 24 de novembro, com quatro sessões diárias e entrada gratuita.

Nenhum comentário: