segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Começa festival internacional de teatro de Dourados

A partir desta segunda, até quarta-feira, a programação do III Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) contará com apresentações de grupos da terra. Trata-se da Mostra feito em casa. O evento, que teve início neste final de semana, se estende até o próximo domingo, com atrações de artistas de todo o país e exterior, no Teatro Municipal e áreas públicas.

A primeira atração desta segunda é o espetáculo ‘Onde vai bruxa, vai palhaço, vai flor’, com o grupo Ogrudela, da UFGD. Será apresentado às 16h, no Teatro Municipal. No espetáculo, o palhaço Pimpão foi convidado para ir a uma festa e queria muito levar sua amiga, a flor Teté, mas como ela é uma flor não pode ir à festa, por estar presa ao chão. Depois de várias tentativas em vão, Pimpão resolve chamar outra amiga para ajudá-lo, a Bruxa Caolha. A partir daí arma-se uma grande confusão, pois a bruxa diz que só ira ajudá-lo se ela também for a festa.

Dando continuidade às atrações, às 20h, no cine-auditório da UFGD, o grupo que entrará em cena será o Theastai, de Dourados, com o espetáculo ‘Querô-Sene’. A entrada será franca. No palco, Jerônimo da Piedade, conhecido como Querosene, vulgo querô, é criado por uma prostituta que o maltrata. Após fugir, encontra abrigo nas ruas, onde a única mãe que tem é a mãe pátria Brasil, que conduz para o seu destino.

Já na quarta-feira, também às 20h, no cine-auditório da UFGD, o espetáculo ‘Era pra ser outra coisa’ será apresentado pelos acadêmicos da primeira turma de Artes cênicas da UFGD. A atração é uma produção feita em conjunto com os professores do curso.

Filmes e mesas redondas – Além de espetáculos, o III FIT conta também com atividades voltadas ao saber das artes cênicas. Nesta segunda, mesa redonda irá debater sobre Dramaturgia, atuação e estética. Será às 20h, no cine-auditório da UFGD. Já na terça, haverá apresentação do filme ‘Adeus minha concubina’, lançamento chinês de 1993. Tem duração de 170 minutos e gênero drama.

Outro filme que fará parte da programação do Festival é o ‘Mephisto’. De origem alemã e gênero drama, tem duração de 166 minutos. Produzido em 1981, o filme será exibido às 14h de quarta-feira, no cine-auditório. Tanto ‘Adeus minha concubina’ e ‘Mephisto’ serão debatidos ao final de casa sessão.

As atrações do FIT prosseguem na quinta (Calaboca e grita!), sexta (Lo que más me gusta de Frederico), sábado (Mandarina) e domingo (A Tecelã). São espetáculos teatrais de grupos de Campo Grande, Paraguai, Peru, e Rio Grande do Sul, respectivamente. Todos eles serão apresentados às 20h, no Teatro Municipal. A entrada custa R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).

Nenhum comentário: