quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Marco abre exposição museu, mulher e memorias

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza no Marco – Museu de Arte Contemporânea a exposição “Museus Mulheres e Memória”. A mostra faz parte da programação da 5ª Primavera de Museus e tem entrada franca.

“Museus Mulheres e Memória” é o tema da 5ª Primavera de Museus, lançada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o Brasil.

No Marco, a temporada reúne obras de artistas plásticos constantes do acervo e que procuram associar valores estéticos e morais às representações da figura feminina e às mudanças da representação da mulher na história da arte, bem como às técnicas utilizadas nas diferentes linguagens visuais.

“O acervo do Marco se abre para novas abordagens neste recorte de obras que retrata a multiplicidade de imagens que a mulher pode assumir segundo a arte e na tipificação de seus papéis sociais. Questionando identidades, evocando estereótipos, buscando papéis alternativos ou simplesmente narrando acontecimentos. As representações femininas estão carregadas de memórias afetivas, públicas e privadas”, explica a crítica de arte Maria Adélia Menegazzo.

A proposta do IBRAM tem por objetivo levantar questões de gênero que vêm alcançando destaque e inspirando grandes exposições, novos museus, além de novas vontades de memória. Pensar o espaço das mulheres na memória histórica dos museus, espaços públicos e masculinos por excelência.

Serviço: A exposição estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Outras informações no Museu de Arte Contemporânea que fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas ou pelo telefone (67) 3326-7449.

Nenhum comentário: