quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Festival Internacional de Murtinho vai ter duas etapas

A sétima edição do Festival Internacional de Porto Murtinho: Cultura, Turismo e Pesca que tem como objetivo a integração de povos através da representação do turismo e da cultura será realizada em duas etapas.

De acordo com o prefeito do município, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), o evento criado por ele e sua equipe em 2005 como alternativa da divulgação do potencial de pesca, talento e hospitalidade da população murtinhense que cresce a cada ano e movimenta a economia da cidade vai ganhar em 2011 um novo formato.

Explica que as mudanças realmente se fazem necessárias, uma vez, que são muitas atividades e competições acontecendo ao mesmo tempo, sem contar, as muitas caravanas, a exemplo, do ano passado, vindas de outros vinte e um municípios do estado MS e dois países que tinham que recebidas e alojadas.

Informou que o evento acontecerá nos meses de outubro e novembro. Cintra destaca, que no período de 28 a 30 de outubro será realizado o Festival de Pesca e a Gincana do rio Paraguai e de 11 a 14 de novembro, o Desafio dos Touros.

Ou seja, os campeonatos de pesca amador, infantil e feminina e as corridas de barco, chalana e travessia do rio Paraguai a nado acontecem na primeira etapa durante o dia. À noite a festa prossegue com realização dos shows.

Já a tradicional disputa dos Touros: Bandido e Encantado representados através das corres verde e amarelo encerram o 7º Festival de Murtinho. Durante o

Desafio que mistura um misto de religiosidade, folclore e dança. As equipes dos dois touros que somam na arena cerca de 100 jovens cada que o disputam entre si com muita criatividade e alegria a paternidade legítima do Touro Candil uma lenda paraguaia muito influente na região.

No mês de novembro Porto Murtinho cidade vai viver intensamente o clima saudável de uma disputa cultural que envolve não só jovens integrantes do touros, mas também, todos os moradores da pequena cidade, turistas e visitantes que fazem sua opção: Bandido ou Encantado. Verde ou amarelo.

Automaticamente a cidade ganha os cores da festa fato que pode ser observado nas fachadas das casas, dos prédios comerciais e até no figurino dos moradores.

Na primeira noite são os dois na arena e depois vão se revezando durante os dias da festa, e no último dia sai o resultado com a contagem dos pontos. O público também poderá votar no seu touro favorito pela internet e, na entrada da praça de eventos haverá as catracas contando pontos, uma verde e uma amarela, para que a população escolha por qual passar.

Cercada de belezas naturais, a cidade de Porto Murtinho é banhada pelas magnificas águas do rio Paraguai.

O trecho do rio na cidade é um dos mais piscosos do Brasil, sendo por isso a pesca, além da fauna e flora, o principal atrativo da cidade.

Nenhum comentário: