quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aquidauna realiza a Festa do Peixe na sexta e sábado

Em sua segunda edição, a Prefeitura de Aquidauana vai realizar neste final de semana, dias 09 de 10, na Praça N. S. Imaculada Conceição, a Festa do Peixe. Estratégica para o desenvolvimento do turismo de Aquidauana, o evento vem como a marca registrada da gestão do prefeito Fauzi Suleiman.

“Investir no turismo vem sendo nossa grande preocupação. É um setor que gera emprego e renda, divulga o município e, o mais importante, movimenta o trade e a economia local”, afirma o prefeito Fauzi. Para reforçar essa posição, a Festa será realizada na Praça em frente ao Rio Aquidauana, a mais antiga da cidade.

Ao resgatar mais essa tradicional festa, que envolve manifestações artísticas e gastronômicas locais e regionais, a Prefeitura de Aquidauana busca realinhar ações de turismo e de cultura antes relegadas a planos secundários. Durante a Festa do Peixe, a música, a gastronomia, o artesanato e outras manifestações mais uma vez atestam Aquidauana como pólo irradiador de cultura e tradições regionais, sobretudo a pantaneira.

Entre os diversos exemplos desse trabalho do prefeito Fauzi em realizar ou apoiar eventos dessa natureza, podem ser citados o Festival Pantaneiro, o Dia do Índio – que atualmente não se restringe apenas aos limites das aldeias – o Nippon-Aqui, a Festa da Sopa Paraguaia, o Aquidafolia, entre outros de iguais importâncias.

Atrações da II Festa do Peixe

A Festa do Peixe é o indicador direto das potencialidades e pujança do Rio Aquidauana, tendo a base de sua programação voltada para a comercialização do peixe fresco e pratos feitos na hora, devendo, de hora em diante, permanecer no calendário de atrações culturais e turísticas do município e do Estado.

O objetivo maior dessa festa é montar um painel dos setores que trabalham com o peixe e que atuam na cidade, com serviços diferenciados e permanentes. Nesse sentido, cerca de 12 barracas estarão sendo disponibilizadas para atender os mais exigentes paladares.

Já confirmadas as barracas dos Restaurantes Casarão e Moderna, Acenba, Sapicuá Pantaneiro (com o melhor do artesanato regional), artesanato indígena, Polícia Militar Ambiental, Casa do Artesão (com produtos urbanos e rurais), Fundação de Turismo (apoio, divulgação institucional de Aquidauana e Pantanal), Projeto Arara Azul (meio ambiente); Departamento de Trânsito e Casa de Cultura Dona Zica com sua produção de tecelagem.

Além dessas barracas, os pescadores profissionais de Aquidauana estarão representados pela barraca do Prancha e da Luci e Almir – com pratos típicos e peixe fresco. Os Clubes de Serviço e Associações serão representados pela Liga das Escolas de Samba, Acenba e Clube Feminino.


Na programação, na sexta-feira, dia 9, haverá show musical com Tatho e Quiko e convidados. No sábado, dia 10, o show será com Dionatan e Junior e convidados.

Participações e apoio

A II Festa do Peixe é uma realização da Prefeitura de Aquidauana, gestão Fauzi Suleiman através das Fundações de Cultura e Turismo e participação da Policia Militar Ambiental; UEMS; Sanesul; Policia Militar; Fundação de Turismo de Aquidauana e Fundação de Cultura de Aquidauana. Apoio da SR Estruturas.

Gastronomia e peixe fresco

Durante a II Festa do Peixe, haverá fartura de sashimi de salmão, sashimi de piavussu, sobá, hosomaki, yameshi, makisushi, pastel de pintado, risoto recheio de pintado, pintado a urucum, pintado à milanesa, pintado à parmegiana, pintado na telha, jacaré à dorê e porções de pintado, costela de pacu, isca de jacaré, porção de fritas (como acompanhamento), porção de pacu, caldo de piranha e outros.

Como boa opção, haverá peixe fresco por quilo, como o pintado, pacu, jiripoca, piavussu, bagre, piraputanga e outros. O quilo varia entre R$ 15,00 e R$ 8,50.

A exemplo de todos os eventos realizados ou apoiados pela administração do prefeito Fauzi, a entrada é inteiramente franca.

Nenhum comentário: