quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Efeito Hip Hop inicia segunda etapa em nove municipios

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promove em setembro a segunda etapa do projeto de capacitação em dança de rua, “Efeito Hip Hop”.

Aparecida do Taboado, Naviraí, Bonito, Três Lagoas, Corguinho, Coxim, Porto Murtinho e Aral Moreira recebem o projeto, que pretende aproximar, valorizar e estimular as iniciativas ligadas ao movimento Hip Hop por meio da dança e com o foco na organização burocrática para uma formalização profissional.

Profissionais da dança selecionados por edital, Marcos Mattos, Edson Clair e Kleber Leonn realizam o projeto com o suporte de nove assistentes, escolhidos dentre os alunos do projeto.

Eles ministram oficinas teóricas (história da dança de rua e organização burocrática dos grupos - orientação para elaboração de currículos, portfólios, ofícios, levantamento dos locais de apresentação e dos editais de eventos e financiamento) e práticas, que consiste em concepção de criação, criação coletiva; cuidado estético - trilha sonora, figurino e intenção de movimento.

Segundo Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, o projeto facilita o acesso da juventude à dança como forma de expressão, estimula a criação de grupos de dança de rua no interior do Estado e aproxima os jovens de uma arte transformadora de vidas

As aulas seguem até dezembro. Um festival, programado para o dia 10 de dezembro, em Campo Grande, marca o encerramento das atividades do projeto. A apresentação promoverá o encontro dos resultados coreográficos dos grupos participantes.

O trabalho também já pode ser acompanhado pela internet, através da página efeitohiphop.blogspot.com. O blog do projeto é uma ferramenta criada para que haja a integração entre os municípios e para que aumente a troca entre alunos e professores.

“O projeto foi muito bem recebido pelos municípios e os professores estão se empenhando para que a oficina cumpra com seu objetivo. Observamos como a dança precisa ganhar força pelo interior do Estado. A procura pela oficina se deu na maioria dos municípios, por crianças e jovens iniciantes na dança, o que nos mostra a necessidade de mais oportunidades como essa”, explica Júlia Aissa, gestora do Núcleo de Dança da Fundação de Cultura.

Confira os locais, horários e datas do projeto em setembro



Aparecida do Taboado

10 e 11 setembro

Local: Ginásio Floriscena Laurinda de Castro

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Edson Clair Moreira Junior



Naviraí

10 e 11 setembro

Local: Barracão da Fundação Cultural de Naviraí

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Kleber Leonn Moraes Azuaga



Bonito

17 e 18 de setembro

Local: Instituto Internacional Visão de Vida

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Marcos Flávio de Matos Bezerra



Porto Murtinho

17 e 18 setembro

Local: Cineteatro Ney Machado Mesquita e Praça de eventos

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Kleber Leonn



Três Lagoas

24 e 25 de setembro

Local: Ginásio de Esportes Cassilda Acre Rocha

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Marcos Mattos



Corguinho

24 e 25 de setembro

Horário: 8h – 12h e 14h – 18h

Professor: Kleber Leonn

Nenhum comentário: