segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mis lança exposição saudades do Brasil...em 1000 pedaços

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura e em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove nesta segunda-feira (12), às 14 horas, dentro do projeto Cultura em Situação do Museu da Imagem e do Som (MIS) o lançamento da exposição áudio fotográfica "Saudades do Brasil... em 1000 pedaços”, produzida e dirigida por Angel Rodriguez e Norminanda Montoya, professores e pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, os quais irão proferir uma palestra sobre o tema.

Com impressões sonoras e visuais de três comunicólogos, a exposição apresenta um percurso emocional por rios, cataratas, portos fluviais, praias urbanas e selvagens, com fotos e ruídos de diversos lugares.

Nesta exposição, há o material gráfico recompilado durante um ano pelo grupo de pesquisas do LAICOM (Laobratório de Análise Instrumental da Comunicação) da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autonomista de Barcelona - UAB. Assim, pretende-se que o visitante possa sentir os diversos brasis, fugindo dos tópicos reducionistas do samba e do carnaval.

A exposição é um trabalho de gravação “in loco” de imagens e sons de grande valor documental, realizado pelos pesquisadores em diversos estados brasileiros, sendo eles: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Amazônia e Mato Grosso.

Esta exposição supõe um percurso emocional pelo Brasil, pretendendo que o visitante entre e desfrute de uma paisagem visual e sonora única durante o fluxo temporal das quatro estações.

Assim, a exposição foi dividida em 3 eixos, sendo eles: “grandes espaços naturais” (a natureza brasileira e sua grande biodiversidade: as imensas planíces do Pantanal, a água que transborda em cataratas, encontros de rios, praias urbanas, selvagens e solitárias onde se refletem magicamente palmeiras e pessoas, etc.); “personagens” (um caleidoscópio de etnias, culturas e formas de vida, como os homens pantaneiros, pescadores, vendedores, ribeirinhos, avôs, crianças, boiadeiros e músicos de rua que transitam pelo imenso Brasil) e “grandes espaços urbanos” (cidades em pedaços que vão da opulência à miseria, da inovação e o futurismo ao desleixo e o abandono, às vezes atrozes e desumanas, mas cheias de oportunidades e de diversão onde se desenham avenidas barulhentas, cantos cheios de música e espaços naturais).

“Esta exposição, além do óbvio valor cultural, histórico e antropológico, é uma oportunidade única para o grande público conhecer a Sala de Exposição Audiovisual do MIS de MS, pois é uma exposição pioneira em seu formato já que constituída somente por fotografias e sons”, frisa o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Serviço: Exposição Áudio Fotográfica Saudades do Brasil... em 1000 pedaços, de 13 a 16 de Setembro, das 07h30 às 17h30. O MIS - Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar. Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: