quinta-feira, 28 de abril de 2011

Orquestra jovem tem extensa programação no FAS

Hoje(dia 28), às 21h, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues - FBR se apresenta no Festival América do Sul - FAS junto com a banda Muchileiros e o grupo Masis Brasil. O “Show Diálogos” acontece no palco das Américas e propõe a fusão de uma orquestra tradicional a ritmos brasileiros, bolivianos e paraguaios.

Nos últimos dias, a preparação para o show foi intensa e, de acordo com o Eduardo Martinelli – maestro da Orquestra Jovem, o resultado será um grande espetáculo.

Criada em 2005, a orquestra da FBR tem revelado diversos jovens instrumentistas, que atuam hoje nos mais variados trabalhos musicais de Campo Grande, com destaque para a turnê realizada em outubro de 2010, quando foram se apresentar em cidades do Paraguai, Argentina e Chile.

No encerramento do IV Encontro com a Música Clássica, o grupo atuou conjuntamente com a Orquestra de San José, de Santa Cruz de La Sierra-Bolívia, além de terem se apresentado em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e outros estados.

Viajando pelas influências latinas da região de Fronteira, Andes, Brasil e América Central, a banda Muchileiros leva em sua bagagem as várias vertentes do pop-rock, surfando entre versões de clássicos a banda atravessa todas as fronteiras da música com instrumentos diversificados e sonoridade sempre em busca de integração cultural. Há mais de 10 anos o grupo atua na noite campo-grandense e interior do Estado.

A Muchileiros é uma banda dinâmica, na qual revezam voz e instrumentos em uma total liberdade para fazer música de qualidade.

Já o Grupo Masis Brasil (que em “quechua” significa “companheiros”) nasceu em novembro de 2003 com a proposta de permear os limites impostos pelas fronteiras políticas e mostrar ao público que os ritmos, assim como os sotaques, manifestam sentimentos comuns. Atualmente formado por Edgar Mancilla, Miska e Evaldenir Amaral (Júnior), o grupo também está sintonizado com o momento de integração continental, e de maior atenção com o cuidado ao meio ambiente, o que na parte andina representa o respeito à “Pacha Mama” (Mãe Terra).

Oficina Lúdica

Dando continuidade a sua programação do FAS, nos dias 29 e 30, das 10h às 11h 30min, no Museu de História do Pantanal – Muhpan, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, sob supervisão do professor Jonas feliz, vai ministrar a oficina ”Criação de instrumentos musicais com material alternativo”, onde jovens com média de 15 anos, do Centro de Apoio Infanto Juvenil – CAIJ de Corumbá/MS, vão aprender a confeccionar instrumentos com garrafas, mangueiras, latas, e também, ter noção de acústica do instrumento.

”Antes do fazer musical, penso que devemos nos ater às questões da percepção sonora, como os fenômenos acústicos e em compreender o porquê dos instrumentos musicais soarem”, afirma o professor Jonas.

A oficina tem o caráter lúdico de estimular os participantes a produzirem música de forma diferente, brincando de fazer música. Além disso, vai antecipar as atividades da 3ª Semana do Brincar, que acontecerá de 21 a 28 de maio de 2011, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar (dia 28).

A Semana do brincar é uma iniciativa da Organização Mundial para a Educação Pré Escolar – OMEP, que por meio da Aliança pela Infância reuniu diversas instituições que atuam neste setor para desenvolverem atividades lúdicas, exposições, palestras.

A Fundação Barbosa Rodrigues, através de seu projeto de Cidadania, aproveitou a oportunidade para que os jovens da Orquestra pudessem passar seu conhecimento a outros jovens que também serão multiplicadores.

A programação da Orquestra Jovem segue nos dias 29 e 30, às 17h, com apresentação no Muhpan.

Nenhum comentário: