quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cinema d(e) Horror aborda tragedias da humanidade

O projeto Cinema (d)e Horror é uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está com novidades neste ano, contando com a primeira sessão de curtas-metragens e documentários no projeto que exibirá nesta quarta-feira (27 de abril), às 18h, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) os filmes 11 de setembro e Noite e Neblina . A entrada é franca e a classificação de 16 anos.

A sessão será iniciada com a exibição do filme 11 de setembro (2002), do diretor mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu (o mesmo de Babel, Amores Brutos e 21 Gramas), tendo sequência com o documentário Noite e Neblina (1955), do diretor francês Alain Resnais.

Os filmes 11 de setembro e Noite e Neblina apresentam-se como um tipo de arte que ataca e fere a sensibilidade do espectador ao por em cena, de maneira chocante e agressiva, duas terríveis barbáries que marcaram a história da humanidade (a queda do prédio World Trade Center e o Holocausto, respectivamente).

“A intenção do projeto é a de promover um debate, a partir da exibição destes filmes, sobre o compromisso da arte e da educação para com a sua cultura e sociedade diante dos problemas relacionados à violência, à miséria e ao horror, ainda intensamente presentes em meio à realidade contemporânea”, explica Carol Sartomen, coordenadora do projeto e mediadora do debate.

O Cinema (d)e Horror aproveitará a oportunidade desta sessão de curtas para exibir também a animação A ilha, da diretora Alê Camargo, e participar, desta maneira, do Circuito Centro-Oeste de Cineclubes, uma ação integrada nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

“O objetivo desta ação é incentivar um circuito colaborativo que fomente a rede de cineclubes no Centro-Oeste a partir da exibição de curtas-metragens realizados na região. A escolha dos curtas brasilienses para inauguração do projeto deve-se ao fato do aniversário de Brasília ser no dia 21 de abril, tendo o período de um mês de exibições simultâneas (de 21 de março a 21 de abril) para diversos públicos da região Centro-Oeste”, comenta Carol.



O projeto Cinema d(e) Horror é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carol Sartomen, mestranda em Estudos de Linguagens da UFMS e professora do curso de Letras - Literatura Portuguesa da UFMS. Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Nenhum comentário: