domingo, 17 de abril de 2011

Músico comemora sucesso da Maratona dos Beatles na Virada Cultural

Folha.com

A maratona Beatles 4Ever reuniu mais de 7 mil pessoas no Bulevard São João nas primeiras quatro horas de show, segundo a PM. Para o músico Ricardo Felício, 44, que interpreta o baterista Ringo Starr, o sucesso se deve à popularidade do repertório dos ingleses.

"O pessoal sabe o que vai encontrar", disse Felício no camarim improvisado atrás do palco montado na praça das Artes, entre o Vale do Anhangabaú e o largo São Bento. Segundo ele, que então havia executado quatro discos inteiros dos 15 previstos e aparentava disposição, a extensão do show não é problema.

"Aqui temos um fisiologista e pausas para descansar. Já entramos para o Guiness [World Records] em 2007 com um show de 16 horas ininterruptas no Rio de Janeiro", afirmou orgulhoso. E completou: "O mais difícil é decorar todas as músicas e letras".

O grupo estreou em 1980 no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e, segundo Felício, foi a primeira atração dedicada exclusivamente a reproduzir uma banda famosa no Brasil. Os músicos repetem em detalhes os figurinos e a aparência dos meninos de Liverpool e têm cuidado especial com os timbres originais das canções, investindo em equipamentos da época.

A precisão chamou a atenção de um Beatle original. No começo dos anos 90, o guitarrista Marcos Rampazzo, cover de George Harrison e idealizador do projeto brasileiro, gravou uma fita cassete com alguns improvisos e a enviou ao ídolo por intermédio de um amigo. A reação de Harrison foi surpreendente: "ele achou que era algo dele, de que não se lembrava, e ficou tão impressionado que gravou uma fitinha de volta com um agradecimento", diz Felício.

MARATONISTAS

À 0h, a banda entrava em sua quinta hora de show com o disco "Help", de 1965, que levou a multidão ao delírio. Muitas famílias assistiam à apresentação emocionadas, como se vissem os próprios ídolos.

"Não pude ir ao show do Paul [McCartney], então trouxe meus pais aqui", afirmou Karina Medeiros, 17, que vive com a família no bairro da Vila Maria e pretendia ficar "pelo menos até o Yellow Submarine, programado para começar às 7h de domingo.

Já Tamires Paulino, 19, levou o desafio ao pé da letra. Chegou às 18h20 de Interlagos e promete voltar para casa apenas quando os músicos encerrarem o segundo volume do álbum "Past Masters", pondo fim às 24 horas de show. Fã dos Beatles desde os 11 anos, principalmente pela fase de "Revolver" a "Abbey Road", ela se surpreendeu com o preparo dos intérpretes: "achei que eles iam ficar bem piores".

Superlotação

A partir das 3h, uma enorme fila se formou à entrada da estação São Bento do metrô. A festa também deixou marcas em algumas composições, repletas de sujeira.

EVENTO

A 7º Virada Cultural, megaevento organizado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, vai até as 18h do domingo (17).

Nove palcos espalhados pela região central de São Paulo, 24 unidades da rede CEU e doze unidades do Sesc recebem cerca de 1.300 apresentações.

Não há um palco principal, segundo os organizadores, para evitar concentração de público.

COMO CHEGAR

METRÔ E CPTM funcionam ininterruptamente durante as 24 horas

ÔNIBUS linha circular nos terminais Amaral Gurgel, Bandeira, Parque D. Pedro 2º e Princesa Isabel

BILHETE AMIGÃO permite até quatro viagens em um período de oito horas, a partir das 14h do sábado

INFORMAÇÕES tel. 156 e no site da SPTrans

Nenhum comentário: