sábado, 23 de abril de 2011

FAS Dançaurbana apresenta o Hip Hop

A Companhia Dançurbana traz para o Festival América do Sul o espetáculo Subversivos, baseado em pesquisas realizadas pelo grupo, vivências, aulas de outras danças, e reprodução de movimentos do hip hop. No palco, “16 bailarinos que carregam a história de Mato Grosso do Sul no corpo”.

O coreógrafo e diretor do grupo, Marcos Mattos, explica que o espetáculo é uma releitura de outros trabalhos, uma tentativa de “dizer a mesma coisa de outro jeito”. “Isso para o hip hop é difícil, pois trata-se de um conceito norte-americano, em que tudo é alegre, colorido, feliz. No Brasil isso não é assim. Buscamos quebrar esse conceito, não repetir fórmulas pré-estabelecidas, visando apresentar o hip hop na contemporaneidade”.

Subversivos não apresenta um tema específico, cabendo ao público a interpretação do que é mostrado no palco. É um trabalho coletivo em que todos os bailarinos participaram da criação coreográfica. “O objetivo foi tirar o bailarino do ‘comodismo’, para participar ativamente da criação”, explica Mattos.

O espetáculo, que tem duração de 40 minutos, também incorpora momentos de improvisação, para “respeitar o corpo do outro”. A trilha sonora é uma colagem musical, que inclui desde o batidão tradicional até música contemporânea tradicional, hip hop e rap brasileiros.

O Dançurbana surgiu a partir de um grupo de base de outra companhia de dança, de 2002 a 2006. A partir deste ano, em que Marcos Mattos se graduou em Educação Física (UCDB), o grupo começou a ter vida própria, em busca do profissionalismo. Faz parte dessa busca a pós-graduação em Dança do diretor do grupo, dois anos depois.

Esta será a segunda participação do Dançurbana no Festival América do Sul. Ano passado, o grupo apresentou o espetáculo Plagium. A companhia também foi selecionada entre os 12 dos três mil participantes para o concurso exibido no programa TV Xuxa em abril deste ano.

Marcos afirma que a receptividade do público do FAS 2010 foi muito boa, o que incentiva a apresentação para este ano. “O Dançurbana ficou feliz por ser selecionado pelo edital. É sempre bom levar coisas para Corumbá, pois somos muito bem recebidos”.

Serviço:

Espetáculo Subversivos – Dançurbana

Data: 29 de abril, sexta-feira

Horário: 15 horas

Local: Praça Central – Puerto Quijarro (Bolívia)

Data: 30 de abril, sábado

Horário: 16h30

Local: Praça da Independência, Corumbá

Contato com a Companhia: (67) 3213-7758
Confira a programação completa do 8º FAS em www.festivalamericadosul.com.br

Nenhum comentário: