quarta-feira, 20 de abril de 2011

Filmes de Jaime Lerner abrem a programação de cinema do FAS

Mostra do diretor de fotografia gaúcho Jaime Lerner inicia a programação cinematográfica no Festival América do Sul (FAS) 2011. A exibição do curta-metragem “Subsolo” e do documentário “Porto Alegre meu canto no mundo” será realizada a partir das 14 horas, no Centro de Convenções do Pantanal, em Corumbá.

Após a exibição dos filmes haverá o espaço “Cinema Falado”, com um bate papo promovido entre o público e Lerner. A conversa terá como mediador o documentarista de Mato Grosso do Sul, Cândido Alberto da Fonseca.

Jaime Lerner se formou em cinema e TV em Israel e morou um ano em Londres. O cineasta também trabalha com publicidade e clipes de música. Dentre outros filmes dirigidos por ele estão: Young Jon Watchin Time (1984), Creche (1988), Casa Albergue (1988), Mazel Tov (1990), Duelo (1998) e Harmonia (2000).

O curta-metragem “Subsolo” é uma ficção, com duração de 17 minutos. A direção, o roteiro e a fotografia do filme são todos os méritos de Lerner. “Subsolo” aborda um assunto-tabu: o suicídio. A obra narra à história de Mônica, uma jovem que não consegue levar a vida a diante e por isso prepara com detalhes a própria morte.

“Subsolo” rendeu ao diretor, no ano de 2008, o Kikito (estatueta do Festival de Cinema de Gramado) na categoria de melhor direção, além de ter vencido a 10ª edição do Concurso Lecine.

O documentário “Porto Alegre, meu canto no mundo” mistura ficção e fantasia para contar a história da capital gaúcha, Porto Alegre. A obra faz um resgate do passado da cidade, com o propósito de modificar o olhar do cidadão sobre o espaço urbano onde vive. Gravado em 2007, o documentário tem 74 minutos de duração.

Programação

O primeiro dia de programação cinematográfica encerra com a comedia romântica “Gigante” de Adrian Bienez. A programação de cinema apresenta ainda filmes e documentários regionais e latino-americanos, das quais muitas são produções premiadas internacionalmente.

O 8° Festival América do Sul acontece de 27 de abril a 1º de maio. Outras informações sobre o evento no endereço eletrônico www.festivalamericadosul.com.br .

Nenhum comentário: