quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tangará e Zé Viola fazem show para lançar o CD Queimada

Hoje (20), acontece o show de lançamento do CD "QUEIMADA", da dupla sertaneja “Tangará e Zé Viola”, às 20h, no Teatro Glauce Rocha. Os ingressos custam R$ 10,00.

Em meados da década de 70, na cidade de Campo Grande, os dois, juntamente com os amigos Antonio Cunha L. Leite (Tonheiro) e Misael Hélio Lemos, e Manoel Lacerda Lima, iniciaram o Grupo musical

Dimensão, já começando aí o propósito ecológico e também regionalista autêntico, ou seja, muúsicas e letras que falassem das coisas do estado de Mato Grosso do Sul, suas belezas, crenças, tradições e defesa do meio ambiente, cujo movimento foi primordial para a carreira dos compositores.

A partir daí a dupla começou a participar de vários festivais, o que rendeu aos músicos bastante experiência e maturidade musical, culminando com a conquista do primeiro lugar do V Festão, em 1985, com a música “Ainda resta uma esperança”.

Este festival foi promovido pela Rede Mato-grossense de Televisão, TV morena de Campo Grande.

Nesta época aconteceu a gravação do primeiro trabalho num compacto duplo. Passada essa fase de festivais, o Grupo Dimensão se profissionalizou, passando a ser um conjunto específico de bailes e com o qual os dois percorreram todo o MS, promovendo shows e bailes.

Tiveram, ainda, longa passagem pelas noites de Campo Grande, apresentando-se em bares, restaurantes e lanchonetes permanecendo assim até meados dos anos 90, quando o grupo se dissolveu.

Em 2001 foi formada a dupla Tangará e Zé Viola, e sempre com característica ecológica/ regionalista. Na época foi gravado o CD

“Ainda resta uma esperança”, com o objetivo de resgatar aquelas composições da época dos festivais e, principalmente a regravação da música

“ Ainda resta uma esperança” cujo tema trata da questão do assoreamento de um dos rios mais importantes do estado, o Rio Taquari.

Esta música mereceu especial atenção por parte da Rede Matogrossense de televisão (TV Morena), que desenvolveu, a partir de uma vinheta institucional, um amplo trabalho de difusão e conscientização pública, onde esta música tema aparece como fundo musical.

A gravação do CD “Queimada”, com o mesmo tema da vinheta institucional veiculada pela TV Morena, enfocando a questão das queimadas indiscriminadas, que tomam conta do país.

Nenhum comentário: