quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FCMS dá inicio aos cursos deste mês do Progama Interação

Ontem (13), o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), iniciou as atividades do mês de outubro do Programa Interação, que irão ocorrer nos municípios de Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

O Programa Interação, lançado em 2007, já atendeu cerca de 40 municípios de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no mercado cultural, capazes de planejar, executar e gerenciar projetos de maneira eficaz.

Ele tem como público-alvo os servidores públicos do setor cultural e áreas afins, lideranças culturais locais, professores, coordenadores, universitários, músicos, artesãos, gestores e técnicos da cultura e outros artistas das mais diversas áreas.

“Com esta iniciativa temos gerado resultados positivos à medida que instrumentalizamos os aprendizes para a busca de recursos por meio de editais nacionais e internacionais”, explicou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Em 2010, o programa deu um salto qualitativa graças a uma articulação do governo do Estado com a senadora Marisa Serrano (PSDB), que por meio de uma emenda parlamentar, garantiu recursos com o Ministério da Cultura da ordem de R$ 890.000, somados com a contrapartida do Estado no valor de R$ 222.500,00.

Este investimento estão sendo utilizados em duas etapas num circuito de cursos de aperfeiçoamento técnico.

A primeira etapa foi realizada entre os meses de março e julho em Campo Grande, onde foram ministrados 33 cursos de capacitação nas áreas de artes cênicas (circo, dança, teatro), artes visuais (artes plásticas, audiovisual, fotografia) e música.

A segunda etapa, que foi iniciada no mês de setembro, arrebanhou entre os alunos que participaram da primeira capacitação e tiveram melhor desempenho nos cursos, multiplicadores de conhecimento.

Os cursos promovidos no interior do Estado serão ministrados pelos profissionais sul-mato-grossenses que já passaram pela capacitação na Capital, para que sejam valorizados e dêem sua contribuição para o desenvolvimento da cultura estadual.

“Atendemos desta forma, uma demanda reprimida que existia no campo da capacitação cultural em Mato Grosso do Sul. Mais de 1200 pessoas participaram de primeira etapa, com grande aproveitamento e entusiasmo.

Esse resultado sem dúvida se deve aos professores de grande experiência e alto nível técnico que trouxemos dos grandes centros culturais do país.

A grande maioria do professores se surpreendeu com a dimensão do projeto bem como sua abrangência.

Nesta segunda etapa, nossa ofereceremos a 8 municípios pólo do Estado 120 cursos atendendo cerca de 3200 alunos. Serão ministradas um total de 4000 horas aulas”, afirmou Calheiros.

Nesta fase, as inscrições estarão abertas a todos os interessados, obedecendo aos mesmos critérios estabelecidos na primeira etapa.

As vagas para cada curso são limitadas e por isso cada participante terá seu currículo analisado previamente no ato da inscrição.

Acompanhe a programação do Programa Interação no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br, no link programação 2º etapa – Programa Interação.



Serviço

Outras informações sobre o Programa Interação podem ser obtidas na Gerência de Difusão Cultural da FCMS, pelo telefone 3316-9110 ou pelo e-mail do programa: projetointeracao2010@gmail.com

Nenhum comentário: