segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Horario de Verão deixa muita gente sonolenta

Terra

Teve início neste domingo o Horário Brasileiro de Verão. A medida garante economia de energia elétrica, mas deixa muita gente sonolenta nos dias seguintes à mudança.

O endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pedro Saddi, compara o impacto que a privação de sono tem no organismo com o que acontece na troca de um fuso horário em uma viagem internacional, efeito conhecido como "jet lag".

"Nos primeiros dias, a troca de horário pode gerar alguma dificuldade em quem não tem uma adaptação fácil, podemos chamar isto de um mini Jet lag, diz. A redução nas horas de sono pode provocar déficit de atenção, o que exige mais cuidado no momento de dirigir, por exemplo.

A privação de sono prolongada pode, eventualmente, levar a palpitações no coração e até arritmia cardíaca nos casos mais graves.

Para a imensa maioria das pessoas a mudança não é significativa. A alteração no relógio biológico é sentida, principalmente, por quem tem uma necessidade maior de sono maior que a média.

"Cerca de 80% da população precisa dormir 8 horas por noite, há 10% que precisam dormir mais. E uns outros 10% que precisam menos, são os short sleepers", diz o médico.

Moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal tiveram de adiantar os relógios em uma hora à 0h de domingo.

O Ministério de Minas e Energia tem como meta reduzir em 5% o consumo de energia elétrica nos momentos de pico nos estados participantes.

Nenhum comentário: