sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Escola incentiva leitura e tecnologia atraves de projeto cultural

O incentivo à leitura por meio da informatização pode levar os estudantes a interessantes descobertas, ao conhecimento das diferenças sociais, econômicas e principalmente culturais presentes em cada região do Brasil.
É como se o aluno fizesse uma viagem pelos quatro cantos do país, sem precisar sair da sala de aula, explicou a coordenação da Escola Municipal Lúcia Konzen, onde é desenvolvido o projeto “As regiões Brasileiras”.

Com o envolvimento dos alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto iniciado em março trabalha a tecnologia integrada à prática pedagógica e acaba por despertar o gosto dos estudantes pela leitura.
“Foi uma experiência bastante proveitosa, enriqueceu muito a leitura e o senso crítico de nossos alunos”, destacou a coordenadora da instituição de ensino, Salete Maria Ramos.

Após sete meses de pesquisas sobre as características e curiosidades de cada região do país, alunos e professores produziram materiais específicos que destacaram o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Os trabalhos foram divididos por turmas. Cada ano do ensino fundamental ficou responsável por realizar um estudo aprofundado sobre determinada localidade do Brasil.

Terminada a produção, a escola preparou uma exposição com todos os trabalhos que resultaram nas amplas pesquisas desenvolvidas em sala de aula.
Os alunos também realizaram apresentações culturais que chamaram a atenção de toda a comunidade escolar, por retratarem com riqueza de detalhes as diferentes características e identidades de cada canto do país.

De acordo com a professora da sala de Tecnologia da Escola Lúcia Konzen e coordenadora do projeto “As Regiões Brasileiras”, Alessandra Coca de Oliveira, a proposta do projeto não ficou restrita ao incentivo à leitura.
“Os alunos puderam realizar uma inesquecível viagem cultural pelo Brasil. Na
viagem tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos e saber mais sobre o nosso país”, afirmou.

Este trabalho de pesquisa, conforme a coordenação da escola, vai disputar o Feac (Festival Estudantil de Arte, Cultura e Áudio Visual), que será realizado em Dourados nos dias 17 e 18 de dezembro, no Parque dos Ipês
O Festival é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), com a participação das instituições de ensino público do município.

Nenhum comentário: