sábado, 30 de outubro de 2010

Espaço arte da câmara recebe exposição da Escola Pau-Brasil

A Câmara Municipal de Campo Grande inaugura no próximo dia 4 de novembro (quinta-feira) uma nova exposição no “Espaço Arte”, que receberá móveis em madeira produzidos por jovens atendidos pela Escola Pau-Brasil.

A abertura acontecerá às 9h no saguão principal da Casa de Leis, com a presença dos vereadores e representantes da entidade filantrópica.

A exposição é apresentada pela Escola Pau-Brasil, um programa suíço-brasileiro que busca um futuro melhor para jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande.

No Programa são atendidos jovens de bairros como Dom Antônio Barbosa, Parque Lageado, Parque do Sol, Jardim Colorado, Aero Rancho, Tijuca e Los Angeles, onde existe um alto número de famílias em dependência do trabalho no lixão, incluindo diretamente ou indiretamente as crianças e os adolescentes.

Os móveis em madeira produzidos pelos jovens são feitos com materiais reaproveitados, atendendo aos critérios ambientais e sustentáveis, produzindo móveis diferenciados e de bom gosto, que colaboram com o resgate social de adolescentes e jovens em situação de risco por meio da profissionalização e valorização pessoal.

A exposição ficará aberta à visitação pública durante todo o mês de novembro.

Sobre a Escola Pau-Brasil

A Escola Pau-Brasil atende adolescentes e jovens proporcionando-lhes cursos de profissionalização em marcenaria, design, projeção e produção de móveis. Durante três anos, os alunos têm a oportunidade de aprender todas as técnicas da marcenaria moderna. Além do ensino profissional, eles também recebem conhecimento adicional de Cidadania, Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, Empreendedorismo, Ecologia e atividades lúdicas.

A metodologia e as técnicas ministradas no curso são baseadas nas normas do Sistema Federal de Ensino Profissional de Marceneiros Suíços, que foram adaptadas à realidade e à cultura brasileira. Para as aulas de Cidadania foram desenvolvidas as experiências da GIRA Solidário, já realizadas em seus projetos desde 2003.

Idealizada pelo arquiteto suíço e mestre em técnicas de marcenaria, Alfred Lei e o Diretor Presidente da Organização da Sociedade Civil GIRA Solidário, Stephan Hofmann, a Escola tem como objetivo geral formar jovens cidadãos com alto nível profissional em marcenaria, preparados para o mercado de trabalho e conscientes dos seus direitos e deveres, prevenindo, assim, o envolvimento com a criminalidade e a violência.

Escola Pau Brasil iniciou suas atividades em 2007 e, atualmente, tem 16 alunos matriculados no programa. A meta é de ter permanente 40 alunos em processo de formação.

O programa é permanente e será auto-sustentavél no ano 2013, por meio da produção dos alunos formados e da venda de uma linha de móveis e objetos de decoração, estabelecida como marca socialmente e ambientalmente responsável com reconhecimento regional e nacional. Para a comercialização foi criada a marca TRENDO.

Serviço – A Exposição da Escola Pau-Brasil será aberta às 9 horas, no saguão principal da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, bairro Jatiuka Park

Nenhum comentário: