sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Caminhão da cultura estará na Vila Piratininga

O Caminhão da Cultura, projeto da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) irá estacionar, na próxima sexta-feira na Vila Ipiranga.

A iniciativa, que busca levar grandes nomes da cultura de Campo Grande a locais de mais difícil acesso terá diversas atrações durante todo o final de semana.

As atividades no bairro têm início na sexta-feira (15) com a apresentação de talentos locais, selecionados pela própria comunidade. A entrada é gratuita e o evento começa às 19h30.

Na sexta feira as apresentações têm início com a Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão (ASDANÇAS) que apresentará o espetáculo Ype Amarelo, uma mostra de jovens artistas da dança de salão. No espetáculo, o grupo conta histórias do jovem sul mato-grossense João Tuiuiú que trabalha como guia turístico no Pantanal e apresenta, durante uma roda de tereré, a cultura de nosso estado para o Senhor Ried - um de seus clientes.

Este turista se admira com a beleza das danças brasileiras e regionais e mostra a João diversos ritmos musicais e danças provenientes de diferentes partes do mundo. As coreografias abordam a temática do amor e das relações entre as pessoas.


Em seguida a apresentação fica por conta do Camalote, um grupo de representações de danças folclóricas de Mato Grosso do Sul e dos países de fronteira.

Serão apresentadas danças tradicionais que compõem o patrimônio imaterial do centro oeste brasileiro. O trabalho desenvolvido pelo grupo tem suporte nas pesquisas feitas pela professora Msc. Marlei Sigrist que foram publicadas em seu livro “Chão Batido”.

O repertório base é construído a partir das cirandas (Engenho de Maromba, Caranguejo, Engenho Novo, Cirandinha), do Catira, do Siriri, das Polcas e Chamamés e das danças Chaquenhas.


Para fechar a noite se apresenta a dupla Thiago e Graciano, formada em 2007 e conhecida no cenário musical de campo grande,

A dupla apresentará composições próprias e parcerias com grandes compositores como Paulo Sérgio (da dupla Marco Aurélio e Paulo Sérgio) e Thiago Andrade.

No sábado, a abertura fica por conta da Cia Dançurbana, grupo criado em 2002 dirigido por Marcos Mattos.

Em seu processo de criação, o grupo mescla elementos como o street e o break dance – da cultura hip hop – com diversas linguagens da dança.

A atração musical convidada é a dupla Mattos e Michel. Formada em 2007, a dupla já se apresentou na maioria dos bares e casas noturnas de Campo Grande e em mais de 18 cidades do interior do estado, levando seu repertório baseado principalmente no Sertanejo Universitário.

Domingo

As atrações de domingo serão o grupo street pop e o espetáculo do Grupo Identidade Teatral “O rei que não sabia rir”. Com direção e autoria de Marcos Alexandre, o espetáculo conta a história de um Rei Rabugento que não conseguia ver motivos para sorrir. Sua rabugice acaba causando uma insatisfação em seus súditos, de tal modo que migram para o reino vizinho.

Para evitar que as coisas piorem, seu file Guarda Real, traz o Bobo da Corte para alegrá-lo. O Rei, ao perceber a presença do Bobo da Corte, propõe uma troca temporária de função, para poder se aventurar pelo mundo e procurar seu bom humor.

A partir daí, uma série de funções começam a se instalar dentro do castelo, proporcionando uma divertida história infanto juvenil.


“É a primeira vez que o caminhão estará naquela região. Temos certeza que o público irá se divertir e prestigiar as atrações. Buscamos sempre levar o melhor de nossas manifestações artísticas a cada bairro que percorremos com o caminhão”, aponta Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.


Serviço: O Caminhão da Cultura estará na Rua Manoel da Costa Lima, na Praça Fernão Dias. O evento tem início as 19h30 e entrada gratuita.

Nenhum comentário: