sábado, 30 de outubro de 2010

Irani Bucker expõe tela e cerâmica na morada dos Bais

No mês de novembro a Morada dos Baís receberá uma exposição da artista plástica Irani Bucker. Os presentes poderão apreciar telas e cerâmicas de alta temperatura, um dos trabalhos mais reconhecidos da artista.

A mostra será aberta no dia 3 de novembro (quarta-feira) a partir das 19h30. O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Tão velhas quanto o tempo são as imagens das beatas com seus terços, xales e birotes, que povoam nosso imaginário.

Ainda que não possuam um vínculo biográfico, as “Vizinhas”, como foram inicialmente chamadas pela artista, guardam nos traços fisionômicos a memória do cotidiano e são, a um só tempo, antipáticas, tristes e malvadas – o que gera um contraste instigante se considerarmos sua religiosidade.

Com essas bonecas de cerâmica, Irani consegue a cada dia que passa um domínio técnico que permite uma liberdade cada vez maior de expressão: em um mesmo espaço a artista une humor, ironia e religiosidade, sem perder o sonho e a magia que a sustentam.

Cada peça é moldada individualmente, considerando a relação entre o peso e a sustentação e o contraste de cores é feito pelo controle da temperatura.

Em suas obras, tanto nas pinturas como na cerâmica, Irani mantém um traço expressionista e se destaca por sua capacidade de captar o cotidiano em suas cores e marcas mais populares.

No entanto vai, além disso, à medida que distorce suas criações, levando-as ao anonimato pela ausência de fisionomia, sem deixar que elas percam a identidade.

“A tradicional exposição de telas na Morada dos Baís será abrilhantada pelas obras de cerâmica de Irani. Com certeza uma grande oportunidade para a população de Campo Grande prestigiar, em um local que tanto guarda de nossa história”, avalia Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.


Serviço -

A Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140 – esquina com Afonso Pena. A exposição está aberta de terça a sábado das 8h às 18h e aos domingos das 9 horas às 12 horas. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo (67) 3314 3693.

Nenhum comentário: