segunda-feira, 16 de agosto de 2010

'Tia Irene' morre e Aquidauana ‘veste’ luto no aniversário

Depois de permanecer internada em Campo Grande a professora Irene Cicalise, chamada carinhosamente de tia Irene veio a falecer aos 79 anos na manhã deste domingo – 15 de agosto data em que Aquidauana comemorou 118 anos.

A morte ocorreu por volta das 10 horas e foi anunciada pelo musico Rangel Castilho no momento em que era encerrado o desfile cívico escolar e militar em comemoração ao aniversário de Aquidauana. O momento foi de tristeza e de emoção.

Neste mês de agosto o prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman visitou a ‘Tia Irene’ oportunidade em que reverenciou seus préstimos ao setor educacional e a manutenção da Escola Particular Irene Cicalise.

No inicio da semana a Prefeitura de Aquidauana homenageou pessoas ilustres com outdors espalhados pela cidade. ‘Tia Irene’ foi uma das homenageadas.

Segundo o jornal O Pantaneiro Irene Cicalise sempre foi uma pessoa alegre e expansiva – temperamento próprio da família Cicalise. Tia Irene cantava tango no grupo Bataclã e também foi rainha de Aquidauana na mocidade.

O corpo foi velado no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, oportunidade em que foi celebrada uma missa pelo pároco, padre Reginaldo Padilha. O sepultamento ocorreu no inicio da noite do domingo no Cemitério Municipal de Aquidauana.

Escola Irene Cicalise

No dia 20 de fevereiro deste ano a Escola Irene Cicalise completou 45 anos de plena atividade em prol da educação. No dia anterior ao aniversário foi realizada no pátio da escola com a presença de professores, alunos, funcionários e a diretora, Irene Cicalise, uma grande festa.

Além da homenagem prestada por alunos atuais, o egresso da escola, jornalista Helder Lima a convite da direção participou com uma mensagem. “Foi aqui nesta escola que aprendi valores, princípios de disciplina que levo até hoje para a minha vida”, ressaltou Helder que atua na Agência de Comunicação da Prefeitura de Aquidauana.

Outro que também destacou o papel da escola em prol da educação aquidauanense, foi o pároco de Aquidauana, padre Reginaldo. “É impossível falar em educação sem citar a Escola Irene Cicalise, que é uma referência em nossa cidade”, observou.

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), que também foi aluno da escola, destacou que a Irene Cicalise é uma instituição respeitada e de credibilidade no município. “Sempre foi uma escola que tem como marcas como a disciplina e a cobrança de resultados. Foi um tempo bom e do qual me lembro com alegria”, diz o chefe do executivo.

Nesta data Tia Irene, fundadora da escola foi homenageada pelos 45 anos da unidade de ensino.

Diversas personalidades da sociedade aquidauanense já passaram pela instituição, entre elas o gerente de Governo do Município, Marcus Chebel; a bancária Thiara Lima, os jornalistas Rodrigo Côrrea e Carolina Acosta, o médico Fernando Carpejani, o advogado Paulo Roberto Azambuja Júnior, professores Marcelo Rodolfo dos Santos e Eduardo Carpejani, entre outros.

Tia Irene deixa um legado de luta em prol da educação e um exemplo de trabalho e dedicação.

Nenhum comentário: