terça-feira, 24 de agosto de 2010

Evandro Higa lança livro sobre polca paraguaia e guarânia

O livro “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS”, do professor Evandro Higa, docente do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será lançado amanhã ( 25) na Morada dos Baís, a partir das 19h. O livro é patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

Com tiragem de 1.000 exemplares, a publicação de 360 páginas e numerosas transcrições musicais, o livro é uma versão revisada da dissertação de mestrado em musicologia defendida pelo autor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2006, tendo sido acrescida de quatro artigos apresentados em congressos da rama latino-americana da IASPM e do II Seminário Internacional América Platina (Rio de Janeiro-2004, Havana-2006, Lima-2008 e Campo Grande-2008).

“Os gêneros polca paraguaia, guarânia e chamamé – representações de uma identidade cultural associada à ‘alma guarani’ – são referências fundamentais para a configuração identitária de Mato Grosso do Sul”, afirma o autor Evandro Higa.

“Mesmo sofrendo mutações ao integrar-se ao universo sertanejo brasileiro em um processo de hibridação percebido desde a primeira metade do século XX e que se institucionalizou ao ser inserido no mercado fonográfico nacional, afirma sua persistência na manutenção de um repertório específico e na influência que exerce sobre a produção musical da região”, completa.

Evandro Higa é pianista e regente de coros e de 1989 a 2006 dirigiu, juntamente com a cantora lírica Clarice Maciel, o Centro de Arte Viva – escola livre de música, artes plásticas e teatro de Campo Grande, MS.

É membro da rama latino-americana da Associação Internacional do Estudo da Música Popular – IASPM, da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Migração e Memória da UFMS, tendo publicado artigos em revistas do Arquivo Histórico de Campo Grande, do Departamento de Letras da Universidade Católica Dom Bosco e no livro Ensaios Farpados – Arte e Cultura no Pantanal e no Cerrado (org. Ivan Russef, Marcelo Marinho e Paulo Sérgio Nolasco dos Santos).



Parte dos exemplares será distribuída aos sistemas municipal, estadual e nacional de bibliotecas públicas e também poderão ser adquiridos nas livrarias da cidade. “Uma obra que trata sobre gêneros musicais tão importantes no cenário sul-mato-grossense é de extremo interesse para todo o cenário cultural de nosso estado. A disponibilização em bibliotecas é uma ótima forma de contribuir para o acesso de toda a população a informações de tão grande relevância”, analisa Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.



Serviço: A Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140 - Esquina com Afonso Pena. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo (67)3314.3693

Nenhum comentário: