segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Teatro Aracy Balabanian inicia reforma hoje

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul informa que começa hoje (16) a reforma no Teatro Aracy Balabanian. As obras integram a segunda parte da revitalização do Centro Cultural José Octávio Guizzo, que envolve o piso superior composto pela Sala Conceição Ferreira, Teatro Aracy Balabanian e o Foyer do Teatro, tendo previsão de término para novembro. As pré-reservas estão canceladas até o término da obra.

Entre as ações de revitalização, destaca-se no Teatro Aracy Balabanian a troca do sistema de climatização, complementação de aparelhos de iluminação, cortinado, lavagem completa do carpete, além de reparos das poltronas, no elevador e nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura, adequação de acessibilidade, viabilizando-se a ampliação de usos para atender ao público com maior conforto e eficiência em suas dependências, já que o Centro Cultural abriga, além do Teatro Aracy Balabanian no pavimento superior, diferentes salas e galerias e ampla área externa, com espaços de múltiplos usos.

A obra de revitalização não mudará a arquitetura do Centro Cultural, mas melhorará a segurança e qualidade técnica tanto no teatro quanto nos demais espaços utilizados pelos artistas e pelo público em geral.

O cronograma da revitalização foi dividido em 2 partes. A primeira começou em junho no piso térreo que abrange a Galeria Wega Nery, Sala Rubens Corrêa, Sala Ignês Corrêa da Costa, Sala Central e Sala de Ensaio e no sub-solo com o Ateliê de Artes, Sala de Música e depósitos.

As exposições, visitas mediadas, ensaios, reuniões e o projeto Cine Brasil continuam suspensos, o Cine Clube foram transferidos para o Museu de Arte Contemporânea (Marco) e o Cinema d(e) Horror para o Museu de Imagem e Som (MIS) até o fim da primeira parte da reforma. Já os cursos do Programa Educativo: Capoeira, Cerâmica, Dança de Salão, Desenho e Pintura, Musicalização para Bebês, Violão Popular e Teatro continuam em andamento.

A verba destinada à reforma do Centro Cultural José Octávio Guizzo permitirá a conservação e modernização desse espaço referencial das artes sul-mato-grossenses, o primeiro exclusivamente destinado à cultura no Estado. Os recursos são da ordem de R$ 415.561,00, provenientes do Ministério da Cultura (MinC); deste montante R$ 84.000,00 é a contrapartida do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com o término da revitalização, público, classe artística e produtores culturais poderão contar com um espaço melhor aparelhado para segurança e conforto no desenvolvimento de suas atividades.

Nenhum comentário: