quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Projeto Laterna Mágica começa neste sábado em Ribas

A GIRA Solidário – Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente vai dar início a mais um projeto social.

Neste sábado, dia 7 de agosto, começa o Lanterna Mágica, que será voltado para alunos da rede pública de ensino, em Ribas do Rio Pardo. Ao todo, mais de 80 adolescentes e professores devem participar e produzir vídeos sobre a temática do trabalho infantil.

O projeto terá oficinas semanais em horário de contra-turno das aulas dos adolescentes. Os alunos envolvidos vão aprender sobre a temática do trabalho infantil e a produção audiovisual para um maior aprofundamento no conteúdo apreendido. Uma equipe de jornalistas e educadores da GIRA irá auxiliar os adolescentes na hora de produzir as curtas-metragem, que serão exibidos posteriormente para toda a escola.

Após o término das quatro turmas, sendo duas escolas municipais e duas escolas estaduais, o intuito é realizar uma mostra de todos os vídeos produzidos pelos alunos. O evento deverá ser feito em local público e aberto para todos que queiram prestigiar. A mostra de vídeo será em 2011, ao final do projeto.

O Lanterna Mágica começa neste final de semana com um breve seminário aos professores envolvidos e interessados. O evento acontece neste sábado, a partir das 8h30 com palestras sobre o trabalho desenvolvido pela GIRA Solidário, o trabalho infantil e a utilização de produtos audiovisuais como ferramenta pedagógica. A primeira turma de adolescente já terá início das atividades no próximo dia 16 de agosto.

A GIRA Solidário espera que o projeto tenha continuidade ao adotar as práticas audiovisuais como ferramenta pedagógica pelos educadores das escolas públicas de Ribas do Rio Pardo. Os adolescentes, a partir da experiência do projeto, podem desenvolver novos produtos nas escolas e em outros espaços, como associações, igrejas, etc.

Ribas do Rio Pardo já foi conhecida como a “capital do carvão” por explorar a mão-de-obra infantil. A partir de denúncias na década de 90 houve uma diminuição de crianças nas carvoarias, mas o problema ainda persiste em toda região. O projeto tem por objetivo a conscientização da sociedade a partir dos próprios adolescentes e educadores, na disseminação e defesa de direitos infanto-juvenis pelas ferramentas audiovisuais e das novas tecnologias.

O projeto é mais uma iniciativa da GIRA para contribuir com a Educomunicação e consciência social em Mato Grosso do Sul. O Lanterna Mágica tem o patrocínio do EDP e apoio do Instituto EDP, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, Rede ANDI Brasil, Revista Viração, além das Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.

A GIRA

A finalidade social da GIRA Solidário é defender e promover os direitos da criança e do adolescente por meio do jornalismo especializado e do desenvolvimento de projetos sociais de atendimento direto à população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social. As ações desenvolvidas pela entidade têm contribuído para a criação de políticas públicas e beneficiaram diretamente por volta de 1.000 crianças e adolescentes, o que contempla os propósitos institucionais.

A EDP

A EDP no Brasil é uma empresa responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica e está presente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Entre as metas do Grupo está a intenção de reforçar sua presença em energia renovável, especialmente a partir de fonte eólica. Na área de comercialização, a EDP atua no mercado livre de energia e é uma das maiores empresas do segmento, com mais de 8.586 GW/h comercializados somente em 2009.

A EDP destaca-se por suas iniciativas em governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social, com ações culturais, sociais e programas sócio-ambientais. Para isso, em 2007 foi criado o Instituto EDP para agrupar estas ações. As ações já garantiram reconhecimento nacional por meio de vários prêmios concedidos por renomadas instituições do Brasil.

Nenhum comentário: