segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Evandro Higa lança livro sobre polca paraguaia e guarânia

O livro “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS”, do professor Evandro Higa, docente do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será lançado no próximo dia 25 na Morada dos Baís, a partir das 19 horas. O livro é patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

Com tiragem de 1.000 exemplares, a publicação de 360 páginas e numerosas transcrições musicais, o livro é uma versão revisada da dissertação de mestrado em musicologia defendida pelo autor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2006, tendo sido acrescida de quatro artigos apresentados em congressos da rama latino-americana da IASPM e do II Seminário Internacional América Platina (Rio de Janeiro-2004, Havana-2006, Lima-2008 e Campo Grande-2008).

“Os gêneros polca paraguaia, guarânia e chamamé – representações de uma identidade cultural associada à ‘alma guarani’ – são referências fundamentais para a configuração identitária de Mato Grosso do Sul”, afirma o autor Evandro Higa.

“Mesmo sofrendo mutações ao integrar-se ao universo sertanejo brasileiro em um processo de hibridação percebido desde a primeira metade do século XX e que se institucionalizou ao ser inserido no mercado fonográfico nacional, afirma sua persistência na manutenção de um repertório específico e na influência que exerce sobre a produção musical da região”, completa.

Evandro Higa é pianista e regente de coros e de 1989 a 2006 dirigiu, juntamente com a cantora lírica Clarice Maciel, o Centro de Arte Viva – escola livre de música, artes plásticas e teatro de Campo Grande, MS.

É membro da rama latino-americana da Associação Internacional do Estudo da Música Popular – IASPM, da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Migração e Memória da UFMS, tendo publicado artigos em revistas do Arquivo Histórico de Campo Grande, do Departamento de Letras da Universidade Católica Dom Bosco e no livro Ensaios Farpados – Arte e Cultura no Pantanal e no Cerrado (org. Ivan Russef, Marcelo Marinho e Paulo Sérgio Nolasco dos Santos).



Parte dos exemplares será distribuída aos sistemas municipal, estadual e nacional de bibliotecas públicas e também poderão ser adquiridos nas livrarias da cidade. “Uma obra que trata sobre gêneros musicais tão importantes no cenário sul-mato-grossense é de extremo interesse para todo o cenário cultural de nosso estado. A disponibilização em bibliotecas é uma ótima forma de contribuir para o acesso de toda a população a informações de tão grande relevância”, analisa Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.



Serviço: A Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140 - Esquina com Afonso Pena. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo (67)3314.3693

Nenhum comentário: