segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Hoje MIS homenageia icone do Blues

O Museu da Imagem e do Som homenageia um dos maiores ícones do blues com uma exibição de filmes especiais. A Mostra de Cinema “The Blues – Uma homenagem a Robert Johnson” começa hoje (9) e segue até o dia 13 de agosto, sempre às 13 horas, no Memorial da Cultura, com entrada gratuita.

A mostra irá exibir uma série de filmes impressionistas sobre o blues produzidos e idealizados por Martin Scorsese e dirigidos por nomes de destaque do cinema mundial. Scorsese, Clint Eastwood, Mike Figgis, Charles Burnett, Marc Levin, Richard Pearce e Wim Wenders partilham a sua paixão pela música através das câmaras e captam a essência do blues e a sua ressonância emocional.

As interpretações musicais foram especialmente gravadas para cada filme e se destacam através da forma como cada realizador explora o blues e a sua influência global. O som nasceu nas plantações de algodão do Mississipi, onde os escravos negros influenciados pelos ritmos africanos o elegeram como sua música e estendeu-se pelo mundo ao influenciar grande parte da música contemporânea.

Ao fim de cada sessão será realizado um debate com os músicos e cineastas Jean Albernaz e Rodolfo Ikeda. O objetivo é construir um panorama sobre o universo deste importante estilo musical e sobre os filmes e diretores apresentados.

Robert Leroy Johnson (8 de Maio, 1911 – 16 de Agosto, 1938) foi um cantor e guitarrista norte-amerciano de blues. Citado por alguns como o maior cantor de blues de todos os tempos, Johnson modificou o estilo de execução do estilo, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular.

Influenciou artistas como Muddy Waters, Bob Dylan, The Rolling Stones e Eric Clapton. Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stones.

Nenhum comentário: