segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Em seis meses, FCO destinou quase 1 bilhão ao MS

 

                                            Marcelo Victor/ Correio do Estado

Rodrigo Almeida


Levantamento da Famasul destaca que 58% dos contratos foram assinados por pequenos e miniprodutores

De janeiro a junho foram assinados 1.156 contratos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), liberando mais de R$ 950,77 milhões para o agronegócio de Mato Grosso do Sul.


O levantamento é do Sistema Famasul com base em informações do Banco do Brasil. O programa do Governo Federal oferece crédito a todos os produtores rurais da região Centro-Oeste do país.


Segundo a Famasul, a procura de pequenos e médios produtores rurais pelo FCO se destaca em 53% dos contratos assinados por pequenos produtores; 41% por pequeno-médios e médios; 5% miniprodutores e 1% por grandes produtores rurais.



A principal atividade destino dos financiamentos foi a bovinocultura. Do total de contratos, 52% foram utilizados com esse intuito, dos quais 51% bovinocultura de corte e 1% bovinocultura de leite). 


Os demais foram destinados para na agricultura, 44%, na suinocultura 3% e  avicultura com 1%. No entanto, quando se diz respeito ao valor dos contratos, o direcionamento se inverte: 51% do valor liberado neste ano foram direcionados a agricultura; 25% a bovinocultura de corte; 15% a suinocultura; 6% a avicultura de corte e 2% ao Pronaf. 


As principais operações contratadas pelo fundo foram para a aquisição de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, melhoramento e apoio a produção e instalação de energia fotovoltaica. 


Suinocultura e avicultura se aproveitaram do fundo para investir no estado, usando mais de R$ 90 milhões de recursos combinados. 


Os dois segmentos têm se destacado na expansão da agroindústria em Mato Grosso do Sul, gerando vagas de trabalho e renda no campo e na cidade. 


“É uma forma de estímulo às atividades produtivas do Centro-Oeste brasileiro, em que visa financiar os setores produtivos da região. Esse recurso financeiro tem o propósito de dinamizar as atividades econômicas, tanto do meio rural quanto do empresarial, e reduzir a diferença existente entre as macrorregiões brasileiras”, explicou o analista de economia do Sistema Famasul, Jean Carlos Américo.


Para obter esse tipo de financiamento, o proponente deve comparecer a uma instituição financeira que atue com recursos do FCO e apresentar sua proposta.



Com informação do portal Correio do Estado

Nenhum comentário: