segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Balanço Nacional das eleições do Partido PP

 



Pelo Progressistas, candidatos foram eleitos no domingo (2) e iniciarão mandatos a partir de 2023. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2 governadores, 3 senadores, 47 deputados federais, 85 deputados estaduais e 2 deputados distritais se elegeram pelo partido.


Na disputa presidencial, o Progressistas está coligado com o Partido Liberal (PL), que teve o candidato Jair Messias Bolsonaro com 43,20% dos votos e apto para disputar o 2º turno, marcado para 30 de outubro.


Governo do Estado

Com ampla vantagem do segundo colocado, o atual governador do Acre, o progressista Gladson Cameli, foi reeleito com 56,75%, totalizando 242.100 votos. “Muito obrigado, povo acreano! Obrigado pela oportunidade de continuar trabalhando pelas famílias do nosso Acre. O melhor vem agora”, comentou Cameli logo após a totalização das urnas apuradas.


Em Roraima, o progressista Antonio Denarium também foi reeleito, atingindo 56,47% e totalizando 163.167 votos no Estado. Ele agradeceu toda a população pela expressiva votação e reafirmou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro no 2º turno. Em Roraima, o presidente da República teve 69,57% dos votos no 1º turno.


No Distrito Federal, a progressista Celina Leão foi eleita como vice-governadora, já que o atual governador, Ibaneis Rocha, foi reeleito já no 1º turno, totalizando 832.633 votos (50,30%).


No Mato Grosso do Sul, o progressista Barbosinha vai para o 2º turno ao lado do candidato ao Governo Eduardo Riedel (PSDB), que obteve, no 1º turno, 361.981 votos (25,16%).


Senado

Deputada federal e ex-ministra da Agricultura, a progressista Tereza Cristina foi uma das primeiras candidatas a ser anunciada eleita na noite de domingo. Ela foi eleita por Mato Grosso do Sul para o cargo de senadora com 60,85%, o que totaliza 829.149 votos.


Em Roraima, o deputado progressista Dr. Hiran também conquistou o Senado, obtendo 46,43% nas urnas e totalizando 118.760 votos em seu Estado. No Sergipe, o progressista Laércio Oliveira saiu vitorioso na disputado pelo Senado, e representará o seu Estado após conquistar 28,57% dos votos nas urnas, totalizando 310.300 votos.


Bancada na Câmara

Com os 47 deputados federais eleitos pelo Progressistas, o partido terá, a partir de 2023, a quarta maior bancada da Casa de Leis, ficando atrás do PL, Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e União Brasil.


O presidente da Câmara, o progressista Arthur Lira (AL), foi reeleito como deputado federal, sendo o mais votado de seu Estado, totalizando 219.452 votos. O presidente em exercício do Progressistas, deputado Cláudio Cajado (BA), também conquistou a reeleição, com 154.098 votos, o mais votado do partido naquele Estado.


Estaduais e distritais

Para o próximo mandato, o Progressistas contará com deputados estaduais em 23 Estados brasileiros, além de deputados distritais no Distrito Federal. Muitos jovens e mulheres progressistas representarão a população nas assembleias legislativas dos Estados, com um total de 85 deputados estaduais e 2 deputados distritais.


Destaque para a bancada do Pernambuco, com 8 deputados estaduais progressistas eleitos, além do Piauí e Rio Grande do Sul, cada um com 7 progressistas eleitos. Na Bahia e Minas Gerais, 6 progressistas terão mandato a partir de 2023 na assembleia legislativa. No Paraná, 5 deputados estaduais vão compor a bancada na casa de leis daquele Estado.


Da Assessoria

Nenhum comentário: