sábado, 20 de agosto de 2022

Paraná Pesquisas: em Mato Grosso do Sul, Bolsonaro está 15 pontos à frente de Lula

 

Levantamento do Paraná Pesquisas também mostra Simone Tebet à frente de Ciro Gomes no Estado

EDUARDO MIRANDA


O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), está com pouco mais de 15 pontos percentuais à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso do Sul, aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, feito entre os dias 14 e 18 de agosto de 2022.  


A pesquisa mostra Bolsonaro com 45% das intenções de voto no Estado, enquanto Lula tem 29,3% da preferência do eleitorado local.  


Outra diferença notada em Mato Grosso do Sul no comparativo com o cenário nacional, é que a candidata sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB), numericamente à frente, mas tecnicamente empatada, com Ciro Gomes (PDT). Ela tem 6,2% das intenções de voto, e ele 5,1%.


O quinto colocado no Estado é o candidato do Pros, Pablo Marçal, com 1,4% das intenções. Os demais candidatos não pontuaram.  


Brancos e nulos somam 7% e os que não sabem ou não responderam são 5,1%.


Os dados são do cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados. A pesquisa foi publicada originalmente no site Metrópoles.  


Pesquisa estimulada para presidente em Mato Grosso do Sul:  

 


Jair Bolsonaro (PL): 45%


Lula (PT): 29,3%


Simone Tebet (MDB): 6,2%


Ciro Gomes (PDT): 5,1%


Pablo Marçal (Pros): 1,4%


Demais candidatos não pontuaram


 


Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são listados aos entrevistados, Bolsonaro aparece com 32,9%, e Lula, 21,5%.


Simone Tebet fica com 2,6% e, Ciro Gomes figura com 2,3%. Neste cenário, Pablo Marçal não pontuou acima de 1%. Outros nomes citados somaram não chegaram a 1%. Brancos e nulos pontuaram 6,2% e, 33,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-07279/2022 e escutou, de maneira presencial, 1.540 eleitores, em 46 municípios, entre os dias 14 e 18 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e tem 95% de confiança.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: