Por Gizele Almeida
A direção da 13ª Região Sanitária de Amambay emitiu um alerta epidemiológico para toda a região, após confirmado o primeiro caso de Monkeypox em Dourados, situado cerca de 100 quilômetros da fronteira Brasil/ Paraguai.
As autoridades do país vizinho solicitam que diante da aparição de qualquer sintoma relacionado ao vírus, as pessoas procurem um centro assistencial de saúde.
Conforme o ABC Color, o diretor da 13ª Região Sanitária de Amambay Saúl Recalde disse em coletiva de imprensa que o paciente diagnosticado com a doença em Dourados esteve em contato com pessoas moradoras em Pedro Juan Caballero. Ainda conforme Recalde, essas pessoas estão sendo monitoradas.
Diante do fato, a direção solicita que a população não fique em pânico, no entanto, mantenha o alerta diante de sintomas da doença.
“Se alguém tiver alguma lesão parecida com catapora, irritação na pele, erupção cutânea que vá imediatamente a uma unidade de saúde para que se tenha um diagnóstico precoce”, destaca a direção.
Outro apontamento foi que o Ministério da Saúde local está apto para fazer o diagnóstico da doença e encaminhar o isolamento necessário, no intuito de frear a disseminação da doença.
Relembre o caso
Como mostrado pelo Dourados News, o primeiro caso confirmado na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, foi de um douradense, de 27 anos. Ele tinha histórico de viagem recente para o Paraguai.
O paciente procurou atendimento no dia 6, com resultado positivo no dia 12 de agosto. Os seus contatos estão sendo monitorados desde o dia 8 de agosto e não foi constatado mais ninguém com os sintomas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário