sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Papa reforma o Opus Dei, influente organização conservadora

 

                                              © Vincenzo PINTO


AFP


O papa Francisco decidiu com um Motu Proprio, um documento papal, reformar a influente organização católica Opus Dei, conhecida na Europa e na América Latina por suas posições conservadoras. 


O documento papal, sob o título "Ad charisma tuendum" ("Para proteger o carisma"), em vigor a partir desta quinta-feira (4) e divulgado em julho passado, "reduz o poder e a independência" da poderosa organização dentro da Igreja, segundo especialistas em religião.


"Alguns interpretaram as disposições da Santa Sé em termos de 'rebaixamento' ou 'perda de poder'. Não nos interessa esse tipo de dialética, pois para um católico não faz sentido o uso de categorias de poder mundanas", declarou à AFP Manuel Sánchez, da assessoria de imprensa do Opus Dei, reiterando a posição oficial da entidade.


O pontífice argentino, que desde que assumiu o papado em 2013 prometeu reformar a Cúria Romana, o governo central da Igreja mergulhado em uma série de escândalos, aprovou várias medidas para modernizar e garantir maior transparência dentro da instituição. 


Desta vez, as disposições afetam uma poderosa organização religiosa, que o papa e agora São João Paulo II elevou no início de seu pontificado, em 1982, à categoria de "prelazia pessoal".

Nenhum comentário: