quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Melhor de mil: UFMS se classifica no ranking das melhores universidades do mundo de 2022

 

                                           UFMS também está entre as 21 melhores unidades brasileiras 



UFMS também está entre as 21 melhores unidades brasileiras

Jornal Midiamax

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se classificou no ranking entre as mil melhores universidades do mundo em 2022, conforme divulgado pela Shangai Ranking, uma empresa de consultoria independente de ensino superior da China, na segunda-feira (15).


A pesquisa leva na metodologia dos indicadores seis objetivos para classificar as melhores universidades do mundo, como o número de ex-alunos e funcionários que ganharam prêmios de estudos, como o Nobel e Medalhas Fields; trabalhos e artigos publicados em revistas como a Nature and Science, Citation Index Expanded e Web of Science; e desenvolvimento per capita de cada estrutura.


Todas as entidades são públicas. De acordo com o levantamento do ranking geral, a UFMS está entre as 901 e 1.000 melhores do mundo. A pontuação total é de 76,8 e 45,0 ex-alunos premiados ou que publicaram estudos em revistas da ciência mundial.


As pontuações consideram em avaliação o aprimoramento em 54 disciplinas de ciências naturais, vida, médicas, sociais e da engenharia. Levando em consideração apenas as universidades nacionais, a UFMS aparece em 21º com 44,4 pontos e 27,2 pontos por ex-alunos premiados.


“A Universidade apresenta constante busca pela inovação e desenvolvimento institucional. Além disso, temos uma equipe de trabalho altamente qualificada, com pesquisadores renomados e produção científica de qualidade. Estarmos entre as 21 brasileiras significa que a UFMS está entre as melhores universidades do mundo, com reconhecimento internacional, seja na ciência, na pesquisa e na inovação”, disse a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio.


Ranking das universidades no Brasil

Universidade de São Paulo

Universidade de Campinas

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal de Rio Grande do Sul

UNESP

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal Fluminense

Universidade de Brasília

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Não é a primeira vez que a UFMS se classifica entre as melhores, em fevereiro deste ano, Times Higher Education a indicou entre as 50 melhores instituições de ensino superior do Brasil, entre 197 universidades de 13 países da América Latina. A UFMS aparece na 44º colocação. Ao todo, 72 brasileiras integraram a lista. A publicação analisa cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria.


No ranking geral, a Federal aparece na 98º posição e esta é a terceira vez consecutiva que a instituição fica entre as melhores da América Latina. O resultado é baseado nos dados coletados do World University Rankings, que trouxe indicadores referentes ao ano de 2021. Já entre as universidades federais, a Instituição está na 30ª posição, entre as 40 avaliadas.

Nenhum comentário: