sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Festival de Bonito também terá atrações da moda

 


Estilistas locais ganham vitrine e badalação durante o Festival de Inverno de Bonito, de 25 a 28 de agosto

MARCOS PIERRY

Estandes e desfiles apresentando coleções autorais e exclusivas, rodada de negócios e uma pop-up store que tem tudo para dar o que falar. 


Além da concorrida agenda de shows musicais e atrações das artes cênicas, um módulo fashion programado para o Festival de Inverno de Bonito (FIB) promete fazer jus ao nome da cidade-balneário, de 25 a 28 de agosto.


Localizada a 260 quilômetros da Capital, Bonito recebe, durante o evento, na Praça da Liberdade, 10 estilistas de Mato Grosso do Sul. 


Os criadores vão marcar presença e receber o público em seus estandes personalizados, onde vão mostrar as suas coleções autorais mais recentes. As peças também serão apresentadas em um desfile, na mesma praça, com modelos locais.


E logo depois do frisson tomar conta da passarela ao ar livre, será realizada a tal da pop-up store. 


O termo vem do inglês e nomeia a prática, cada vez mais comum, desde o fim dos anos 1990, de se organizar ambientes ou espaços temporários de venda, normalmente relacionados a temporadas específicas ou a eventos.


O legal é que, na pop-up store de Bonito, as roupas da passarela poderão ser adquiridas diretamente com os criadores das coleções. 


O “FIB fashion” ainda vai abrigar uma rodada de negócios, realizada em parceria com o Sebrae-MS, reunindo oito lojistas do varejo da moda nacional com representantes da cadeia produtiva da moda autoral sul-mato-grossense.


Conheça um pouco sobre alguns dos estilistas escalados e suas coleções:


F.M.

F.M. é a marca do designer Fabio Mauricio desde 2004 e segue o conceito upcycling, com inspiração retrô, além do uso de brilho, transparências, desfiados e rasgos estratégicos. No FIB deste ano, o designer apresenta a sua 30ª coleção. 


“Balneário Tropical” oferece modelagens amplas que poderão ser usadas dos dois lados (double face). De um lado, um patchwork de tecidos vintages. Do outro, toalhas estampadas.


ANDERSON BOSH

Anderson Bosh é a marca de roupas da Casa de Criações, que parte da simbiose entre “o simples e o elegante”. 


Em diálogo com o segmento LGBTQIA+, Bosh vai apresentar “Frida Lídia Khalo”, sua coleção de outono/inverno. A inspiração, como o nome antecipa, são duas artistas de expressão única: a mexicana Frida Khalo e a sul-mato-grossense Lídia Baís.


BOCAIUVA

A Bocaiuva Moda Inclusiva, representada no FIB por Eduardo Alves, produz coleções com peças adaptadas, para pessoas com ou sem deficiência. 


A coleção “Um Olhar para o Cerrado”, parceria com a artista Ligia Rocha, valoriza sutileza e ergonomia.


ARTE NATIVA

Trata-se da marca que leva a assinatura de Emília Leal, artista de Macapá (AP) radicada em Campo Grande desde 1983. 


Com ascendência ribeirinha e wajãpi, ela iniciou sua pintura em tela e foi experimentando novos suportes antes de se dedicar ao vestuário.


MI CORAZÓN

A Mi Corazón nasceu em Bonito, em 2017, a partir de fotografias do Pantanal. Os “postais para vestir” da criadora da marca, Fabi Rezek, foram agradando e ganhando novas temáticas. Publicitária e fotógrafa, arriscou-se a desenhar peças e criar estampas com seu arquivo fotográfico, ampliando os temas das coleções. Para o FIB, a coleção “Pantanal” volta ao ponto de partida.


TOUCHÉ

Com 10 anos de estrada, a Touché aposta em jovens designers e lança a coleção “Recortes”, com peças produzidas com a tecnologia do crepe air flow, um tecido que possui textura levemente amassada e boa elasticidade.


LAUREN CURY

Na moda desde 2007, a proprietária do Gaveta Brechó lança a coleção “Estampe-se”: sublimação, aplicações, costuras, pinturas e outras técnicas integram o upcycling da inventiva Lauren.


LIDYLO

A coleção da grife que leva a assinatura de Lidiane Lopes chama-se “Mulher de Fronteira” e apresenta uma mistura de referências – moda contemporânea urbana e estética vintage.


WHY NOT

A Why Not by Gugliatto, criada e desenvolvida por Luiz Carlos Gugliatto, vai mostrar a coleção “Brasilidade”, que, ao sabor do bombado conceito de upcycling, traz um novo olhar para peças jeans que seriam descartadas.  


ROUPÁVEL

De olho no próximo verão, a marca Roupável – o antigo Ateliê Nair Gavilan, de Campo Grande – promete surpreender com uma variedade inédita de saídas de praia. 


Com a estética da slow fashion, a designer Nair assina peças únicas, para a produção de looks, ao mesmo tempo, leves e elegantes. E apresenta também quimonos e chemises. Tudo orientado para conferir às peças básicas e aos acessórios a ideia de leveza.


Com informação do Portal Correio do Estado

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