sábado, 20 de agosto de 2022

Campo Grande sedia 1.º Torneio de Futebol Indígena neste fim de semana

 


Jogos de sábado terão transmissão ao vivo pela plataforma Eleven Sports

LEO RIBEIRO


Sábado (20) e domingo (21), Campo Grande será sede do 1.º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas - 2022, com oito equipes disputando o campeonato, sendo dois representantes da Capital e times de Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.


Ao todo 160 atetas, de 16 a 20 anos, compõe os oito times de Mato Grosso do Sul, que competem nesse fim de semana, a partir das 8h, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada gratuita à população.


Vale ressaltar que iniciativa é promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, que trará os atletas do interior para se hospederam na Capital. 


Inédita, a ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que visa incentivar a permanência na escola através do esporte, além de combater a exploração da mão-de-obra infantil e afastar os atletas do consumo de drogas e álcool.


“Para que o jovem participe de qualquer programa de aprendizagem ele precisa frequentar a escola e ter boas notas. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem para esses jovens para que possam ter um futuro profissional digno e seguro”, explica gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, juíza do trabalho Déa Yule.


Importante frisar que, durante sua estadia, os atletas terão oficina de profissões, com palestras sobre educação e saúde.  


Além disso, todos os times ganharam materiais esportivos para treinamento, como bolas; coletes; cones e redes, além dos uniformes da competição.


Procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio afirma ficar entusiasmada por "saber que os povos originários do nosso estado terão a oportunidade de ser atletas".


"O esporte faz com que as pessoas se posicionem melhor perante as dificuldades da vida e tenham um maior poder de resiliência. E são estas as pessoas que estamos preparando para, futuramente, movimentarem e contribuírem com a economia local", afirma. 


Gestor regional do Programa, o desembargador João de Deus Gomes de Souza, completa que essa iniciativa servirá de inspiração para os jovens, para que se dediquem ao esporte e educação. 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: