segunda-feira, 7 de março de 2022

UFMS entrega novo prédio do restaurante universitário

 

                                            Foto: Reprodução


NATÁLIA OLLIVER, RODRIGO ALMEIDA


Apesar do retorno das aulas presenciais nesta segunda-feira (7), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Restaurante Universitário (RU) só funcionará em abril. O atraso é reflexo de trâmites jurídicos referentes a quem estará à frente da instalação em 2022. As licitações ainda estão abertas e não há, até o momento, um ganhador. 


Até a reabertura do restaurante, os estudantes com extremas necessidades financeiras receberão um aumento no auxílio, já oferecido desde o início da pandemia de Covid-19, para alimentação. Antes da pandemia, os alunos beneficiados com "auxílio-alimentação" pagavam o valor de R$2,50 para almoçar na universidade, já os sem o benefício R$4,50.


Além do RU também foi apresentado a reforma do Corredor Central, coração da universidade, que recebe diariamente mais de 10 mil pessoas. A cerimônia de entrega aconteceu neste domingo (6), e contou com a participação da ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ministro da Educação, Milton Ribeiro, e vice-reitora da universidade, Camila Ítavo.


Ao todo foram gastos 2,2 milhões com as obras. Desse número, 1 milhão foi destinado à ampliação do RU e 1,2 milhões investidos na melhoria do corredor principal da faculdade. Entre os benefícios da reforma estão: maior segurança no campus, mais mobilidade, acessibilidade e conforto.


A reforma contou com apoio e investimento do ministério da Educação (ME), do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da bancada federal e do governo do estado de Mato Grosso do Sul. 


Em 2022 a universidade contabilizou o total de 25 mil alunos matriculados e ativos no sistema da instituição. Aumento de 10 mil estudantes quando comparado ao ano de 2016. O salto expressivo exigiu que reformas já planejadas fossem executadas antes do início do novo ano letivo.


Durante a entrega da obra, a ministra Tereza Cristina demonstrou orgulho com o resultado. “Quando você chega em um lugar e vê tudo bonitinho e arrumadinho, você vê que existe uma boa gestão”, pontua. 


Conforme o Ministro da educação, Milton Ribeiro, 20 milhões já estão garantidos à universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2022. “Esse dinheiro não é meu, não é do presidente, é do Brasil! Durante a nossa viagem, eu tive quase uma lavagem cerebral feita pela ministra Tereza Cristina, e eu apenas estou cumprindo o que ela me pediu."


 Outras obras:

De acordo com a Vice reitora, Camila Ítavo, outras obras ainda serão feitas em 2022 nos campi de Três Lagoas, Campo Grande e Naviraí.


Três Lagoas


Academia;

Faculdade de arte letras.

Campo Grande 


Parque da ciência na Esplanada do Morenão;

Brinquedoteca nos campi de pedagogia;

Revitalização do Autocine;

Museu Ministério da Ciência e tecnologia;

Laboratório lúdico. 

Naviraí


Revitalização no prédio de arquitetura

Nenhum comentário: