Foto; Divulgação
A ministra Tereza Cristina conversou com jornalistas nesta quarta-feira (2) e disse que embarca para o Canadá no dia 12 para negociar a compra de fertilizantes, uma vez que aquele país já havia sinalizado com a possibilidade de ampliar a oferta de potássio ao Brasil. Ela manifestou preocupação com os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia, mas deixou uma mensagem de equilíbrio. “A safra brasileira desse momento, a safrinha, já está acontecendo. O que precisava de fertilizantes já plantou”, afirmou.
“O plano A é buscar outros parceiros, que a gente terá que importar quantidades menores. mas será importante”, disse Tereza Cristina ao revelar que tem plano B que seria realizar ações em propriedades rurais para estudar formas de uso mais eficaz de fertilizantes. Ela garantiu ainda que o ministério esta acompanhando o cenário de uma possível alto dos alimentos para procurar diminuir os impactos no bolso do consumidor.
A ministra revelou também a criação de um plano nacional sobre fertilizantes que deve ser divulgado ainda em março. A idéia, segundo ela é que esse planejamento possa diminuir a dependência do Brasil de importações de fertilizantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário