quinta-feira, 17 de março de 2022

Raça Crioula estreia na Expoagro Afubra com exposição morfológica

 


Núcleos da região se reúnem na organização do primeiro evento dentro de uma das principais feiras agropecuárias do RS

Uma das principais feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul começa a contar com a presença do Cavalo Crioulo a partir deste ano. A Expoagro Afubra, que ocorre de 23 a 26 de março no Parque Rincão Del Rey, em Rio Pardo (RS), receberá uma exposição morfológica da raça. A organização é conjunta dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande.



Segundo o presidente do Núcleo de Rio Pardo, Carlos Alberto Garcia Vieira, a ideia de incluir o Cavalo Crioulo durante o evento surgiu há uns 4 anos devido ao tamanho da feira, de pequenos produtores rurais, com público estimado de cerca de 100 mil pessoas. "Ela foi aumentada para mais um dia em função inclusive da nossa participação. Então a gente começou a conversar com a diretoria da Afubra mostrando os benefícios que o Cavalo Crioulo poderia trazer para a exposição fazendo um paralelo com o que acontece na Expointer, onde a presença do público do Cavalo Crioulo é muito marcante e atrai o interesse", destaca.


Vieira salienta que a organização acredita que a exposição tem tudo para dar certo e que ela seja o caminho para no próximo ano fazer uma exposição passaporte da raça. "Juntamos os três núcleos da região para fazer uma exposição mais forte, com mais animais e mais qualidade ainda, para realmente fazer jus ao tamanho que é a feira. Será um grande palco e o benefício será mútuo para as duas entidades", observa.


A exposição morfológica está programada para o último dia da feira, 26 de março. O técnico responsável pela exposição na Expoagro Afubra será Alexandre Suñe, enquanto o julgamento ficará por conta de Ricardo Borges. Suñe também vai ministrar uma palestra técnica durante o evento.

Nenhum comentário: